Optimus e grupo Aguilera anunciam integração de sistemas

Detecção e Combate a Incêndios Notícias Produtos

A Optimus e o grupo Aguilera anunciaram recentemente a integração IP entre o sistema de alarme sonoro OPTIMUS COMPACT e o sistema algorítmico de detecção de incêndios do Grupo Aguilera.

A regulamentação europeia indica que, em caso de incêndio, os sistemas de detecção e de som devem trabalhar em conjunto para organizar a evacuação das pessoas da melhor forma possível.

O Grupo Aguilera e a Optimus deram um passo essencial neste sentido: não só as mensagens de alarme são emitidas pelos altifalantes após a detecção do incêndio, como também são adaptadas dinamicamente com base na evolução do incêndio.

Assim, as mensagens de alerta e de evacuação são emitidas em simultâneo, mudando a zona dos altifalantes quando se detecta que o incêndio passa de um piso para outro.

Desta forma, é mais fácil para as pessoas saberem, em qualquer altura, qual a saída de emergência mais adequada de acordo com o plano de evacuação estabelecido pelos bombeiros.

Isto é conseguido através de uma integração de alto nível (protocolo JSON) do sistema algorítmico de detecção de incêndios do Grupo Aguilera com o sistema de alarme de voz e endereço público Optimus COMPACT.

A interface AE/SA-IOPT encarrega-se de ligar os painéis de controlo de incêndios do Grupo Aguilera e as matrizes de áudio da Optimus, tantas quantas as existentes na instalação. Inclui a matriz de cumprimento do plano de evacuação e garante a correcta entrega das mensagens às zonas de altifalantes.

REGULAMENTOS EN 54
Como especificado no Documento Básico de Segurança em caso de incêndio (DB-SI) do Código Técnico da Edificação (CTE), os sistemas devem estar em conformidade com a norma EN 54.

Com os altifalantes certificados de acordo com a norma EN 54-24 e a fonte de alimentação de acordo com a norma EN 54-4, utilizando o sistema Optimus COMPACT, certificado de acordo com a norma EN 54-16, e a interface de integração AE/SA-IOPT, certificada de acordo com a norma EN 54-13 como parte do sistema algorítmico do Grupo Aguilera, a conformidade com os regulamentos é total.

*Normativa espanhola

Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.