Segurança: PowerSHIELD é parceira oficial da Jornada Mundial da Juventude 2023

Conteúdo Premium Notícias Segurança Privada

A empresa de segurança PowerSHIELD é parceira oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que decorre em Agosto, em Lisboa. Durante o período do evento são esperadas em Lisboa milhares de pessoas, pelo que a segurança do mesmo é uma preocupação.

Bruno de Lima, board advisor da PowerSHIELD, disse à Security Magazine que a empresa “desempenhará um papel fundamental na organização e segurança de todo o evento JMJ em Lisboa”. Neste sentido, a empresa de segurança está “a mobilizar uma impressionante corporativa de profissionais altamente treinados, que será composta por uma quantidade significativa de elementos”.

“As várias equipas do corpo operacional da PowerSHIELD estarão presentes em todos os momentos cruciais do evento, assegurando que todas as operações e procedimentos de segurança sejam realizados com a máxima eficácia”, avançou o responsável, sem adiantar pormenores devido às características do próprio evento, cuja segurança é essencial para o seu sucesso.

Neste evento de escala mundial “a PowerSHIELD irá cooperar com as autoridades competentes para assegurar as medidas de segurança necessárias e garantir bem-estar dos milhões de pessoas estimadas, bem como ainda a protecção da sua Santidade o Papa Francisco e os seus assessores”, disse.

Quanto aos meios disponibilizados, o responsável destacou que a PowerSHIELD “irá fazer uso de uma vasta gama de recursos e tecnologias de última geração para proteger os espaços dedicados a este evento”.
Isso inclui “uma rede abrangente de câmaras de videovigilância de alta-definição, sistemas de controlo de acesso avançados, equipamentos de detecção de intrusões, equipas de resposta rápida pronta para lidar com qualquer eventualidade, veículos personalizados e sistemas de comunicações inovadores. Todos estes meios foram cuidadosamente seleccionados para assegurar que cada área do evento seja segura e que todos os participantes estejam protegidos”.

Operação especializada

Quando se trata de um evento à escala mundial como a JMJ, “a dimensão global traz consigo desafios únicos que exigem uma operação especializada e abrangente em termos de segurança”.

Para Bruno de Lima é necessária uma abordagem holística que se rege por três bases fundamentais: “análise e gestão de riscos, planeamento e coordenação e formação e preparação da equipa”, ou seja, “realização de uma análise rigorosa de riscos, identificando todas as potenciais ameaças e vulnerabilidades. Com base nessa análise, é desenvolvido estratégias e medidas preventivas para minimizar os riscos e prevenir qualquer eventualidade”; “realização de um planeamento minucioso com estreita colaboração com as autoridades competentes e os organizadores do evento. Isso inclui a definição de protocolos de segurança, a designação de áreas de acesso restrito, a coordenação de equipas de segurança em diferentes locais e a implementação de sistemas de comunicação eficientes” e “investimento na formação especializada da equipa de segurança, garantindo que todos os membros estejam capacitados com conhecimentos e habilidades necessárias para conseguir lidar com as diversas situações possíveis”.

O responsável avança que são pilares fundamentais que “estamos e iremos aplicar para que a segurança do evento seja eficaz, proporcionando um ambiente seguro e tranquilo para todos os participantes envolvidos”.

Um marco histórico

A parceria é “um marco histórico para a PowerSHIELD”. Ou seja, “ser um dos responsáveis principais pela segurança de um evento tão emblemático como a Jornada Mundial da Juventude é um feito que nos enche de orgulho e demonstra a capacidade técnica e operacional dos nossos serviços”.

“Este é um momento único, em que Lisboa se torna o palco internacional em Agosto, e a PowerSHIELD tem a honra de ser um dos actores principais desta peça”.

“Estamos motivados e determinados a corresponder à confiança que nos foi depositada, assegurando a segurança e protecção de todos os participantes”, disse concluído que “temos plena certeza de que faremos jus a essa responsabilidade e contribuiremos para o sucesso deste evento de dimensão mundial. Estamos comprometidos em criar um ambiente seguro, onde todos possam desfrutar plenamente dessa experiência memorável”.

Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.