PREVENT PCP testa soluções de segurança para identificar ameaças nos transportes públicos

Notícias

Os parceiros do projecto PREVENT PCP e o Grupo de Observação dos Utilizadores (UOG) reuniram-se em Barcelona, na sequência da Cimeira dos Transportes Públicos da UITP, para lançar o ensaio de protótipos de soluções de segurança. Do lado português, o projecto é integrado pela Metro de Lisboa

O projecto visa aumentar a segurança nos transportes públicos e nas zonas públicas através da aquisição pré-comercial de soluções tecnológicas que permitirão a detecção automática e atempada de objectos potencialmente perigosos sem vigilância, a identificação e a localização de criminosos e um sistema avançado de gestão de crises.

Este é um momento empolgante do projecto porque os contratantes qualificados desenvolverão um primeiro protótipo com base nos documentos de concepção entregues na fase anterior e instalarão os seus protótipos no ambiente de laboratório controlado pela SNCF, directamente ligados a 50 câmaras do sistema real de CCTV da estação Paris Nord.

A fase de desenvolvimento do protótipo (Fase 2) terá a duração de 7 meses. O objectivo é medir e verificar o desempenho técnico de cada solução em condições reais (Teste de Aceitação em Fábrica), e a sua prontidão para uma implantação pré-operacional.

Os quatro proponentes a quem foi adjudicado um contrato da Fase 2 são os seguintes:

BULL SAS – Bull SAS (Atos)
Consórcio DAIMON – CS GROUP France, CERTH, XXII Group
Consórcio PANOPTES – Herta Security S.L., ChapsVision, ACIC SA
Consórcio “Protecting Railway Transportation via Artificial Intelligence” – Satways Ltd., Imotion Analytics, Vicomtech