MEO vai fornecer serviços associados à plataforma unificada de videovigilância

Notícias Videovigilância

A MEO venceu o concurso, lançado pela SG-MAI, para aquisição de Serviços de Computação e Salvaguarda de Dados do Sistema “on-prem RNSI” para a plataforma Unificada de Segurança dos Sistemas de Videovigilância (Bodycams). Esta é a informação que consta desde 18 de Julho na plataforma Base, consultada pela Security Magazine.

Os bens a utilizar no âmbito da prestação de serviços serão instalados num dos Centros de Dados da Secretaria Geral da Administração Interna (SGMAI) sitas no Tagus Park (Barcarena) ou Contumil (Porto) assim como o suporte técnico será prestado nos referidos locais.

O concurso teve um valor de perto de 750.000 euros e teve como entidades participantes, além da MEO, a A2ITwb, Soltráfego, Antero Lopes e Digibéria.

Para suportar as imagens recolhidas pelo sistema BodyCams ou outros sistemas de videovigilância que venham a ser adicionados, o Governo quis adquirir serviços de prestação de capacidade computacional e de gestão de dados que reforce a capacidade da infraestrutura existente composta por servidores e storage no Centro de Dados de Oeiras da SGMAI.

O Governo pretendia uma infraestrutura dedicada, robusta, resiliente, de elevado desempenho e disponibilidade, adequada às características especificas do sistema de recolha de imagens, no que diz respeito a desempenho e escalabilidade.

De forma a suportar a solução BodyCams o serviço deverá terá duas componentes base, uma primeira de armazenamento com características específicas à solução e a segunda de computação onde irá correr a solução aplicacional.

(imagem meramente ilustrativa)