DIF-Jacket: um colete made in Portugal para bombeiros

Equipamento de protecção individual Notícias Segurança no Trabalho

Aumentar o bem-estar do bombeiro, em cenários críticos de combate a incêndios, é a principal missão do DIF-Jacket, um colete de protecção térmica desenvolvido pelo CEFT – Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte, CeNTI e CITEVE, com a participação especial da Escola Nacional de Bombeiros.

Utilizado por cima do equipamento de protecção individual (EPI), a peça de vestuário irá conferir uma camada adicional de protecção, fornecendo uma barreira térmica complementar, refere o Centi.

Assim, é possível diminuir o stress térmico sofrido pelos profissionais. Em algumas situações, pode ser determinante, uma vez que pode permitir um ganho de tempo crucial e assim evitar queimaduras em zonas do corpo mais susceptíveis a ferimentos graves.

O desafio foi “criar uma solução inovadora baseada em modelos numéricos, com desempenho e design optimizados, que poderá ser usada no combate activo a incêndios, sem comprometer a liberdade de movimentos do bombeiro”. A forma modular desenvolvida “permite a fácil substituição de partes danificadas quando necessário, conferindo versatilidade e foco no eco design”.

O Projeto, iniciado em Janeiro de 2020, encerrou no passado mês de Junho. Foi cofinanciado pela República Portuguesa e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.