Acessos seguros: Audi instala sistema Safe Portal na montagem final

Notícias Segurança no Trabalho

Todos os tipos de veículos fabricados em na sede da Audi, em Ingolstadt, Alemanha, são submetidos a um controlo de qualidade final, incluindo a distância ideal entre componentes. No passado, os operadores realizavam sempre os mesmos testes sem recursos electrónicos, o que constituía um grande desafio para o olho humano.

Após uma fase de mudança para equipamentos de medição portáteis, são agora os robots que assumiram esta função: equipados com sensores, medem as folgas e os alinhamentos no veículo.

“Instalámos esta câmara de medição em linha para apoiar de forma sustentável os processos de qualidade e de produção”, explica Daniel Bartolic, especialista em planeamento de produção e montagem e gestor de projeto.

Os veículos circulam ao longo da linha de montagem final e entram na câmara de medição em linha, onde são inspeccionados simultaneamente por dois robôs relativamente a folgas e alinhamentos de componentes em poucos segundos.

A protecção do acesso é assegurada pelo sistema Safe Portal da SICK, que beneficia da função de análise simultânea do campo de protecção do scanner laser microScan3. Dois scanners laser de segurança orientados verticalmente na entrada e dois na saída da câmara de medição em linha protegem de forma fiável a zona de perigo sem lacunas, graças à avaliação inteligente de oito campos de medição em simultâneo.

Os scanners funcionam com um feixe de laser infravermelho que é reflectido de forma escalonada num espelho rotativo, estendendo assim campos de protecção virtuais à esquerda e à direita da entrada e saída da câmara. Um novo bloco de funções certificado pela TÜV para o controlador Siemens permite a avaliação simultânea de ambos os scanners.

Se um veículo passar através dos campos de protecção definidos, a intercacção dos scanners esquerdo e direito reconhece que se trata de material e não de uma pessoa, excluindo assim uma possível situação de perigo e permitindo que os robôs realizem o seu trabalho de inspecção. A segurança das pessoas é a principal prioridade da Audi quando se trata da utilização de grandes robots industriais.

Além destas funcionalidades, o procedimento de reinício após a detecção de uma violação da área de protecção foi adaptado aos procedimentos normais da oficina, e mesmo as carroçarias pretas brilhantes são agora identificadas de forma fiável pelo sistema Safe Portal.

Um ano e meio após o início do projeto, o sistema Safe Portal já foi posto em funcionamento em duas linhas de montagem, onde funciona discretamente para garantir a segurança.

De acordo com Martin Demharter, este sucesso deve-se a vários factores decisivos. “Em primeiro lugar, a cooperação, combinada com os muitos anos de experiência nesta parceria e, acima de tudo, a vontade comum de encontrar a melhor solução técnica, é o que conduziu a estes bons resultados”.

Parece que a experiência positiva com o Safe Portal na montagem final já se propagou pela organização. Actualmente, também a oficina de carroçaria, a oficina de pintura ou a oficina de prensagem mostraram interesse em soluções produtivas e tecnicamente comprovadas para uma diferenciação segura entre pessoas e materiais, ou seja, fiel à máxima “na vanguarda da tecnologia”.