IA generativa é vista como risco e solução para combater crime financeiro

Notícias

O estudo The State of Global Anti Money Laundering Compliance Report 2023, da Feedzai entrevistou profissionais de compliance para descobrir quais são as maiores ameaças e oportunidades no ecossistema combate ao branqueamento de capitais.

O estudo descobriu que 46% dos profissionais estão preocupados com técnicas de lavagem de dinheiro cada vez mais sofisticadas, incluindo IA generativa.

A ameaça da IA generativa e da tecnologia vinculada é agora o principal desafio para os profissionais, ultrapassando a regulamentação, criptomoeda e blockchain, as principais ameaças citadas em 2022.

Apesar de já não ocuparem o primeiro lugar, as criptomoedas continuam a ser uma prioridade para os profissionais. Mais de metade (53%) dos inquiridos afirmaram que as actividades de branqueamento de capitais no seu âmbito estão predominantemente ligadas a transacções de criptomoedas. A natureza anónima e descentralizada das criptomoedas está a ser explorada para ocultar as origens dos fundos ilícitos, exacerbando os desafios na detecção e monitorização.

À medida que os criminosos utilizam tecnologia cada vez mais sofisticada, o mesmo acontece com aqueles que procuram proteger os consumidores. Um terço (33%) dos profissionais afirma que a IA e a aprendizagem automática são o método mais eficaz para prevenir o branqueamento de capitais. Dos que já adoptaram a IA, 60% afirmaram que a tecnologia já foi eficaz para aumentar a eficiência dos processos de combate ao branqueamento de capitais da sua organização.

Olhando para o futuro, mais de metade (51%) dos inquiridos acredita que uma maior utilização da IA e da aprendizagem automática é o futuro dos programas combate ao branqueamento de capitais e KYC (Know Your Customer). Com o potencial de analisar instantaneamente enormes conjuntos de dados, a IA já está a ajudar os investigadores a identificar maus actores e a dissipar ameaças. Como resultado da integração da IA, assistiremos a processos KYC melhorados, a uma redução dos falsos positivos e também a uma redução dos custos para os profissionais de compliance.

Nick Parfitt, Principal AML SME da Feedzai, disse: “Os infractores estão a capitalizar em tecnologias de rápido desenvolvimento para enganar os programas de combate ao branqueamento de capitais existentes, em muitos casos usando IA generativa em seu benefício. O nosso último relatório reitera a procura dos profissionais para que as suas organizações adoptem a IA em combinação com a percepção humana como uma arma defensiva para melhorar seu processo de conformidade e eficiência.

“Bancos e instituições financeiras estão sentados numa riqueza de dados que podem usar para proteger melhor os seus clientes e negócios. Ao adoptar uma abordagem RiskOps, eles podem colocar esses dados em bom uso, criando uma visão de 360 graus do risco do cliente que aborda todo o ciclo de vida do crime financeiro e conformidade, ajudando a parar os criminosos antes que eles possam causar qualquer dano”.