ISACA elege novo conselho de administração

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A associação global de confiança digital ISACA apresentou o seu Conselho de Administração 2023-2024. Trazendo uma profunda experiência em tecnologia, finanças e negócios e uma forte perspectiva global, o conselho – incluindo três novos directores e o CEO da ISACA Erik Prusch – será liderado pelo novo presidente do conselho John De Santis, ex-vice-presidente da ISACA e um executivo de tecnologia com mais de três décadas de experiência em software, rede e segurança da informação.

De Santis é um executivo de tecnologia e ex-presidente e CEO da HyTrust, uma empresa de software de segurança de infra-estruturas de TI que foi adquirida pela Entrust em Janeiro de 2021. Um construtor de empresas sediado em New Hampshire, EUA, tem mais de 30 anos de experiência internacional e nos EUA em start-ups tecnológicas apoiadas por capital de risco, bem como em grandes empresas públicas globais nos domínios das telecomunicações e das TI. Actualmente, faz parte dos conselhos fiduciários da Cequence Security e da ValiMail, empresas inovadoras líderes no domínio da cibersegurança.

Antes da HyTrust, foi vice-presidente dos serviços em nuvem da VMware, presidente e director executivo da TriCipher e empresário residente na Trident Capital, bem como director executivo da Sygate Technologies, onde desenvolveu a base técnica do pacote Enterprise Endpoint Protection da Symantec. Na sua experiência anterior, liderou as operações europeias de várias empresas de software, hardware e redes de telecomunicações, bem como foi cofundador e levou à saída de uma start-up que criou a primeira capacidade de rede de fibra óptica para mainframes IBM.

“A nossa comunidade enfrenta desafios todos os dias, incluindo manter o ritmo com as tecnologias emergentes em rápida iteração. Estou empenhado em promover a missão da ISACA de equipar os profissionais de confiança digital para enfrentar esses desafios e recalibrar-se para o sucesso nesta nova era”, diz De Santis.

“O meu mandato como presidente do conselho chega num momento especialmente promissor para a organização, com o recente anúncio do novo CEO da ISACA, Erik Prusch. Estou ansioso por apoiá-lo e à nossa dedicada equipa de funcionários no avanço da nossa comunidade profissional.”

Brennan P. Baybeck, SVP & CISO para Serviços de Sucesso do Cliente na Oracle Corporation, assume a função de vice-presidente no conselho da ISACA. Baybeck tem mais de 30 anos de experiência em segurança de TI, governação, risco, auditoria e consultoria, e trabalhou em várias indústrias, concebendo, implementando e operando programas de toda a empresa para lidar com riscos de segurança globais. Ocupou outros cargos de liderança na Sun Microsystems, StorageTek e Qwest Communications, e foi director de consultoria de riscos de segurança numa empresa de consultoria global durante vários anos. Baybeck também é um voluntário de longa data da ISACA, tendo actuado como líder do conselho do capítulo por mais de 13 anos e como presidente do conselho da ISACA de 2019-2020.

Três novos diretores juntaram-se ao conselho da ISACA para o mandato de 2023-24 – Stephen Gilfus, Jason Lau e Massimo Migliuolo.

Gilfus, dos EUA, é sócio geral da Oversight Ventures, uma empresa de investimento em educação e força de trabalho (segurança cibernética, IA, TI, segurança e risco), presidente do Gilfus Education Group, uma empresa de consultoria de gestão, e um dos fundadores e arquitectos de negócios da Blackboard Inc., uma empresa global de software, tecnologia e infraestrutura de eLearning; tem mais de 25 anos de experiência apoiando organizações baseadas em missão em governança, liderança, gestão, operações e mecanismos de crescimento escalonáveis.

Lau, que divide o seu tempo entre Singapura e Hong Kong, é director de segurança da informação na Crypto.com e colaborador da rede de peritos do Fórum Económico Mundial. Tem mais de 23 anos de experiência em consultoria para empresas da Fortune 500 nos domínios da consultoria de gestão, cibersegurança, governação de TI, privacidade e gestão de riscos, tendo anteriormente desempenhado funções de liderança sénior em cibersegurança na Microsoft.

Migliuolo, que divide o seu tempo entre a Malásia e a Suíça, é presidente executivo da Intuin, uma empresa de consultoria em transformação digital, e desempenhou anteriormente funções de liderança na Telekom Malaysia e na Cisco Systems; para além de ser um experiente CEO do sector tecnológico, é também investidor e fundador de três novas empresas com os seus filhos.

No total, os seguintes 13 líderes foram nomeados no Conselho de Administração do ISACA 2023-2024 durante a Reunião Geral Anual do ISACA realizada em Praga e virtualmente:

  • John De Santis, Presidente, executivo de tecnologia e ex-presidente e CEO da HyTrust, Inc.
  • Brennan P. Baybeck, CISA, CISM, CRISC, CISSP, vice-presidente e presidente do conselho de administração de 2019-2020; SVP & CISO para Serviços de Sucesso do Cliente, Oracle Corporation
  • Stephen Gilfus, Director; sócio geral da Oversight Ventures
  • Niel Harper, CISA, CRISC, CDPSE, CISSP, Diretor; executivo de tecnologia e cibersegurança e anterior CISO da UNOPS
  • Gabriela Hernandez-Cardoso, Directora; empresária social e anterior presidente e CEO da GE México
  • Jason Lau, CDPSE, CISA, CISM, CGEIT, CRISC, CISSP, HCISPP, CEH, FIP, CIPP/E, CIPM, CIPT; diretor; diretor de segurança da informação da Crypto.com
  • Massimo Migliuolo, Diretor; presidente executivo, Intuin
  • Maureen O’Connell, DC, Directora; executiva de finanças e educação
  • Asaf Weisberg, CSX-P, CISM, CRISC, CISA, CDPSE, CGEIT, Diretor; fundador e diretor executivo da introSight
  • Pamela Nigro, CISA, CRISC, CGEIT, CRMA, Directora e presidente do conselho de administração para 2022-2023; vice-presidente de segurança e responsável pela segurança, Medecision