Após um forte crescimento em 2021, o controlo progressivo da pandemia levou a uma moderação da tendência ascendente do mercado de segurança e saúde no trabalho em Portugal, em 2022.
Segundo um estudo da DBK, a pandemia de COVID-19 conduziu, em 2022, a uma moderação da tendência de crescimento do sector dos serviços de saúde e segurança no trabalho, embora o sector tenha estabelecido um novo recorde de receitas em 2022.
O sector estabeleceu um novo recorde de receitas. Nesse ano, o valor do mercado atingiu 236 milhões de euros, mais 2,2% do que no ano anterior.
Em Maio de 2023, existiam em Portugal 630 entidades autorizadas a prestar serviços externos de segurança e saúde no trabalho, das quais 220 estavam autorizadas para ambos os tipos de serviços.
Os cinco maiores operadores tinham uma quota de mercado conjunta de 17% em 2022, que aumentou para 26% se considerarmos os os dez maiores.
A adopção de nova legislação em matéria de prevenção dos riscos de saúde e segurança no trabalho, o aumento da saúde e segurança no trabalho, o aumento do outsourcing e o alargamento da carteira de serviços de serviços por parte das empresas fazem prever novos aumentos do volume de negócios do sector a curto prazo, indica o estudo.
O estudo, baseado em informações primárias de empresas , analisa em profundidade os desenvolvimentos e tendências recentes do sector, os principais factores de sucesso empresarial, as previsões a curto e médio prazo, as oportunidades e as ameaças que o sector enfrentará nos próximos anos e uma análise do marketing mix dos principais operadores.
O estudo inclui também o posicionamento e resultados de 36 empresas que operam no sector (4 WORK, Esumédica, MedicisForma, Quirónprevención, A. Ramalhão, Greportugal, Medilogics, Safemode, Acção Contínua, HPA, Medimarco, Sagies, Atlanticare, Interprev, Metsep, SEPRI, Centralmed, K-med XXI, P3, Soerad, CMP, Kmed Europa, Polidianóstico, Trasesa, Controlsafe, Martins e Reis, PreCur, UCS, Ecco-Salva, Medempresa, PRETRAB, Workcare, Ecosaúde, MedialCare, Previmed, Workview).