Hikvision: O mercado evolui para uma maior utilização de analíticas e IA

Cibersegurança e InfoSec Conteúdo Premium Entrevistas Notícias

Numa entrevista à Security Magazine, Bruno Bento, Key Account & Business Development Manager Portugal da Hikvision Portugal, refere que actualmente, ao nível da videovigilância, “o mercado evolui para uma maior utilização de analíticas e Inteligência Artigicial e, aí, a Hikvision tem uma capacidade de R&D e desenvolvimento única no mercado, nesse sentido estamos a fazer um upgrade a todas as nossas gamas”.

Que novidades apresentaram ou prevêem apresentar ao mercado português ao nível dos sistemas/equipamentos de CCTV?

Bruno Bento – Todos os trimestres apresentamos novidades. As principais novidades têm a ver com a introdução de Motion Detection 2.0 na gama de câmara Value. Alargámos a gama de câmaras com HEOP na gama Solutions que permitem, não apenas utilizar as nossas analíticas incorporadas nas câmaras, mas também dispõem da capacidade de ter analíticas de terceiros na própria câmara. Uma aposta no desenvolvimento de analíticas e soluções especificas para mercados verticais como logística, parking, infra-estruturas criticas, entre outras. Também melhorámos a capacidade de descodificação e performance de toda a gama de NVR´s, permitindo maior capacidade de largura de banda e visualização de mais câmaras e com maior resolução. Nos NVR´s também alargámos a gama com analíticas incorporadas que permite a utilização de câmaras sem essa capacidade e fazê-la no próprio NVR.

Hoje o mercado evolui para uma maior utilização de analíticas e IA e aí a Hikvision tem uma capacidade de R&D e desenvolvimento única no mercado, nesse sentido estamos a fazer um upgrade a todas as nossas gamas.

Quais os aspectos mais valorizados pelo cliente final na hora de implementar os vossos produtos – preço, qualidade, assistência técnica, segurança ou eficiência energética?

Todas essas características são importantes e os clientes sabem que as encontram nos nossos equipamentos. O perfil dos clientes mudou muito nos últimos tempos. Cada vez mais, são pessoas com muitos conhecimentos técnicos, que procuram uma boa relação preço – qualidade – performance e, aí, penso que somos o fabricante que melhor pode oferecer essas características e, se não mesmo, o único fabricante com todas elas. Por outro lado, a questão da cibersegurança também pesa nessa decisão e podemos orgulhar-nos de ser um dos fabricantes mais seguros do mercado.

De que forma a Inteligência Artificial está a revolucionar este tipo de equipamentos?

Uma maior procura do mercado em soluções e equipamentos que utilizem IA “obriga” a que os fabricantes sejam rápidos no desenvolvimento de hardware e analíticas que consigam acompanhar esse desenvolvimento. Cada vez mais, a câmara é um device que associa a segurança a muito mais que isso, sendo utilizada para obter dados para que se possa tomar decisões, melhor operacionalidade de empresas, reduzir custos, gerir trânsito, etc…

Para podermos usufruir de uma IA fiável temos de melhorar, e muito, todo o hardware e isso implica rapidez de desenvolvimento, produção e introdução no mercado. Neste ponto, uma vez mais, sentimos que a Hikvision é dos fabricantes que melhor está preparado.

Cada vez mais a segurança caminha para uma actuação preventiva e não reactiva. Como avalia a aposta do mercado em sistemas pró-activos e reactivos? Qual a tendência a este nível?

Tal como referi anteriormente, a utilização de analíticas e IA ajuda o cliente cada vez mais a tomar medidas preventivas e que o ajudem não só na segurança da sua empresa mas a associar essa segurança à operacionalidade. Ter a capacidade de ter informação antes de algum evento acontecer é o desafio.

A possibilidade de o operador, – que por vezes tem de gerir um número enorme de câmaras, – poder receber dados que o façam tomar medidas que possam prever acontecimentos que ponham em risco as suas instalações, torna cada vez mais os sistemas preventivos.

Estando a segurança cada vez mais apoiada por soluções tecnológicas. No seu ponto de vista, o que define e quais os pilares de um bom sistema de segurança em termos tecnológicos?

Todos os elementos de um sistema são importantes. Não devemos descurar nenhum deles. Desde a escolha dos equipamentos e soluções adequadas à sua instalação… e uma boa instalação, visto que muitos dos problemas se devem a soluções mal dimensionadas.

Muito importante é ter uma boa protecção da sua rede IP, visto que é a primeira barreira à protecção dos sistema e dos seus dados contra ataques malignos.