Alemanha: Cibercrime custará 206 mil milhões de euros

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Violações de dados e “sequestro” de equipamentos de TI, bem como espionagem e sabotagem digital e industrial, custarão à Alemanha 206 mil milhões de euros este ano, segundo um relatório da associação digital alemã Bitkom, que tem como base uma pesquisa a mais de mil empresas daquele país. Este é o terceiro ano consecutivo em que os danos ultrapassaram a casa dos 200 mil milhões.

“A economia alemã é um alvo altamente atraente para cibercriminosos e estados hostis. As fronteiras entre o crime organizado e os operadores apoiados por Estados-nação são confusas”, disse o presidente da Bitkom, Ralf Wintergerst, à Reuters.

Apesar de um ligeiro declínio no número de empresas afectadas por ataques cibernéticos no último ano, de 84% para cerca de 75%, a ameaça continua significativa. Wintergerst observou que esta diminuição indica o impacto positivo das medidas de protecção implementadas pelas empresas.

Curiosamente, quando as empresas foram questionadas se os ataques cibernéticos ameaçavam a sua existência, 52% responderam afirmativamente, um aumento notável em relação aos 45% do ano anterior e apenas 9% há dois anos. Esta mudança sublinha a gravidade crescente do cenário de ameaças cibernéticas.

Das empresas que sofreram ataques, 70% relataram o roubo de dados confidenciais, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. 61% das empresas indicaram que as suas comunicações digitais estavam comprometidas, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.