iSafety: um projecto português focado na segurança e bem-estar ocupacional no retalho

Conteúdo Premium IA Notícias Retalho Segurança no Trabalho

Chama-se iSafety e tem como principal objectivo a criação de um sistema inteligente para a segurança e bem-estar ocupacional no sector do retalho.

Este projecto, contou com o apoio da UE Feder, num total de cerca de 413 mil euros, e tem como beneficiários o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (Líder do projecto), Instituto Politécnico de Bragança e Sonae MC.

Pretende criar-se uma ferramenta, suportada por técnicas de inteligência artificial, para a identificação precoce de situações com potencial risco de acidente ou de desenvolvimento de doença relacionada com o trabalho, que apoiará a gestão e prevenção de acidentes e consequente redução de risco.

Este projecto tem como objectivo:

  • Obtenção um produto funcional para a o sector do retalho, sendo neste projecto o alvo a Direcção de Saúde e Segurança no Trabalho da SONAE MC, para apoio à gestão e prevenção dos acidentes e consequente redução de risco (capaz de identificar a probabilidade de acidentes futuros, a partir de dados históricos).
    • Desenvolver uma extensão local do modelo preditivo a implementar em 9 unidades da SONAE MC. Objectivo é ir além da leitura de dados históricos e criar a interacção e comunicação entre o modelo preditivo e a unidade local, nomeadamente disponibilizar um produto piloto que possa ser alimentado através de insights locais (ex. avaria de uma máquina) ou externos (previsão de tempo).

Com a implementação da solução desenvolvida pretende-se:
• Reduzir em 20% o número de acidentes de trabalho nas 9 unidades em estudo.
• Reduzir em 10% o índice de frequência de acidentes de trabalho nas 9 unidades.
• Reduzir em 10 % o índice de gravidade dos acidentes de trabalho nas 9 unidades.

O projecto visa o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora suportada por ferramentas de ICT combinadas com estratégias estatísticas, análise de dados e algoritmos de machine learning para a identificação precoce de situações com potencial risco de acidente ou de desenvolvimento de doença relacionada com o seu trabalho.