Volkswagen Autoeuropa tem sistema de localização de veículos em tempo real

Notícias

A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, maior unidade de produção de automóveis de Portugal, implementou o Real Time Locating System, um sistema que melhora o tráfego na fábrica. Desta forma, a empresa optimizou a forma como humanos e máquinas cooperam para evitar acidentes e aumentar a produtividade.

A Volkswagen Autoeuropa é uma das mais avançadas unidades de produção da Volkswagen na Europa. A fábrica é atravessada por uma movimentação diária de pessoas, peças e veículos. “O mesmo trânsito que se vê em qualquer pequena cidade”, diz a Siemens, no seu site, empresa fornecedora deste novo sistema.

A Volkswagen Autoeuropa aposta cada vez mais na automatização, pelo que muitos dos veículos são AGV’s: Veículos Autónomos Guiados que levam algumas peças para as linhas de montagem, enquanto os comboios rebocadores pilotados por humanos transportam outras.

Assim, a empresa tinha necessidade de regular o tráfego no cruzamento da fábrica, de forma a ter mais segurança e um fluxo controlado. Um dos grandes desafios foi a sobrecarga de sinais wi-fi e máquinas automatizadas a trabalhar ao mesmo tempo e a implementação ter ocorrido durante a pandemia.

A empresa apostou em 2022 num sistema que permite aos AGVs ver os semáforos, assim como os condutores dos comboios rebocadores.

A empresa implementou uma combinação do sistema SIMATIC RTLS e semáforos, ligados a controladores industriais e o software Location Intelligence, que permite o tratamento dos dados de tráfego, bem como a e a gestão instantânea e flexível de geofences virtuais em toda a fábrica.

“A mudança foi mais significativa do que o esperado; os trabalhadores ficaram agradavelmente surpreendidos e acolheram uma autoridade de trânsito para gerir a circulação dos activos, reconhecendo de imediato o aumento da segurança no atravessamento da área”, diz Diogo Graça, Especialista em Planeamento Logístico, Volkswagen Autoeuropa.

Com este sistema, a empresa conseguiu uma maior optimização de rotas e processos; processos produtivos mais eficientes, seguros e rápidos; redução de acidentes a zero; análises inteligentes sobre o movimento dos veículos que permitem decidir sobre melhores rotas a adoptar e gestão transparente de cada veículo.

Imagem: Siemens