Metropolitano de Lisboa abre concurso para aquisição e instalação de novo sistema de videovigilância e SADI

Detecção e Combate a Incêndios Notícias Segurança Electrónica Videovigilância

O Metropolitano de Lisboa abriu na passada semana o concurso público para aquisição e instalação de sistema de videovigilância e SADI para o material circulante, com um valor de cerca de 8,9 milhões de euros.

O concurso público prevê o investimento num sistema de vigilância de circuito fechado, sistemas de detecção de incêndios, serviços de instalação de equipamento de vídeo e serviços de instalação de equipamento de protecção contra incêndios.

Segundo a informação disponibilizada no caderno de encargos, a empresa procura realizar a actualização do sistema de videovigilância existente no material circulante “por razões de obsolescência e de performance”. Além disso, pretende aumentar a capacidade de armazenamento de vídeo do material circulante e, por razões de segurança, pretende implementar e integrar, no material circulante, um sistema automático de detecção de incêndios (SADI).

Actualmente, a frota de material circulante conta com um sistema de videovigilância digital com gravador de vídeo digital, duas câmaras por carruagem e um monitor por cabina de condução. A função deste sistema é proporcionar a gravação de imagens e permitir a visualização em tempo real, pelo maquinista, de imagens do interior onde se encontram os passageiros.

O sistema actual conta por exemplo de gravação normal e sequencial e de eventos, nomeadamente em caso de abertura de emergência de portas, alarme accionado pelo maquinista, entre outros.

O novo sistema deverá contar com câmaras de vídeo interiores, num total de seis por carruagem, assim como câmaras de vídeo retrovisoras exteriores que possibilitem a visualização da abertura e fecho de todas as portas e câmaras frontais para documentar situações anómalas.

O concurso público termina a 4 de Novembro.