Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna vai ter novo director

Em transição Notícias

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, aceitou a proposta de nomeação do Superintendente-Chefe Luís Farinha para o cargo de Director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), que era até aqui dirigido pelo Superintendente-Chefe Bastos Leitão.

A proposta foi apresentada pelo Director Nacional da PSP, Superintendente-Chefe José Barros Correia, e vai agora seguir os trâmites processuais.

O Superintendente-Chefe Luís Farinha desempenhava as funções de Oficial de Ligação do MAI junto da Embaixada de Portugal em Paris. Exerceu diversos cargos na PSP, tendo tido entre 2013 e 2020 as responsabilidades de Director Nacional.

Ao nível internacional e de cooperação, integrou comissões de inspecção no âmbito do Sistema de Informação Schengen e missões de observador policial em processos eleitorais e projectos de cooperação técnico-policial junto de países da CPLP.

Antigo professor do ISCSPI, Luís Farinha é autor de artigos no âmbito da cooperação policial no quadro da União Europeia (UE) e do furto de obras de arte e furto e tráfico de veículos.

O Ministro da Administração Interna identifica, como objectivos fundamentais para a futura direcção do ISCPSI, o aprofundamento de parcerias com centros de investigação no domínio das Ciências Policiais e da Segurança Urbana, em particular no contexto das Nações Unidas, da UE e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A progressiva inserção do instituto nas redes internacionais de conhecimento é decisiva, a par da ligação ao exercício prático da função. Desta forma, será possível manter a adequação permanente do conhecimento à evolução – constante e rápida – das ameaças e riscos à segurança da sociedade.

A par dessa internacionalização e evolução para um centro de conhecimento de referência, a cooperação do ISCPSI com outras entidades no domínio do acompanhamento e monitorização das políticas públicas na área da segurança interna é outro dos objectivos da nova direcção, designadamente na implementação da Estratégia Integrada de Segurança Urbana.

Agregar no ISCPSI a formação comum das Forças de Segurança em temas específicos – como a gestão e controlo de fronteiras e estrangeiros, por exemplo – e desenvolver a formação conjunta com e para as Forças de Segurança dos países lusófonos são outras metas a alcançar.
Desenvolver o processo que permita conceder o grau académico de doutor e implementar o Ensino Politécnico na PSP também são orientações a seguir pela nova direcção do Instituto.