SST: Arranca hoje nova campanha europeia da EU-OSHA

Notícias Segurança no Trabalho

«Trabalhar com segurança e saúde na era digital», a nova edição da campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» da EU-OSHA começa hoje. A Security Magazine é media partner desta campanha.

À medida que a digitalização redefine os nossos locais de trabalho, esta campanha visa sensibilizar, promover a colaboração e preparar o caminho para um futuro em que a segurança e a saúde no trabalho continuem a ser a principal prioridade, juntamente com o progresso tecnológico.

A campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» da EU-OSHA – Trabalhar com segurança e saúde na era digital – ajudará os empregadores da UE a assegurar condições de trabalho dignas e empregos de qualidade.

Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, disse “num cenário em que mais de 80 % das empresas da UE integram computadores pessoais, computadores portáteis, tablets, smartphones e outros dispositivos móveis, a nova campanha «Trabalhar com segurança e saúde na era digital» assume um papel central. Com 93 % dos trabalhadores de grandes empresas e 85 % em microempresas que utilizam dispositivos digitais, esta campanha aborda a evolução da dinâmica do trabalho, salientando o imperativo de garantir a segurança e a saúde numa transformação digital centrada no ser humano”.

À medida que a Inteligência Artificial (AI), a computação em nuvem e os robôs colaborativos se tornam parte integrante dos processos de trabalho, a própria natureza do trabalho está a transformar-se. A campanha reconhece o enorme potencial de melhoria da segurança e saúde no trabalho, ao mesmo tempo que enfrenta riscos emergentes neste ambiente em rápida evolução.

Nicolas Schmit, comissário da UE responsável pelo Emprego e Direitos Sociais, declarou: «O mundo do trabalho assistiu a uma enorme transformação nos últimos anos, com o aumento das tecnologias digitais, da gestão algorítmica e do trabalho à distância. É essencial encontrar o equilíbrio certo: à medida que colhemos os benefícios da era digital, devemos também certificar-nos de que não comprometemos a abordagem centrada no ser humano. A campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» da EU-OSHA – Trabalhar com segurança e saúde na era digital – ajudará os empregadores da UE a assegurar condições de trabalho dignas e empregos de qualidade.»

Um representante do Ministério do Trabalho e da Economia Social do governo espanhol e representante da Presidência espanhola do Conselho da UE, acrescentou: «As políticas actuais na UE estão a servir de motor de mudança nesta transformação digital, definindo objectivos estratégicos em relação à digitalização das empresas e medidas da sociedade. Por este motivo, a Presidência do Conselho salienta a importância do conteúdo desta campanha e a oportunidade das suas mensagens, de modo que os avanços tecnológicos promovidos contribuam para melhorar as condições de trabalho e a segurança e saúde dos trabalhadores, bem como para pôr termo à precariedade que ameaça o emprego. Esta campanha ajudará a impulsionar uma transformação digital do mundo do trabalho que seja justa e não deixe ninguém para trás, divulgando conhecimentos sobre soluções digitais que representam oportunidades para as empresas e os trabalhadores.»

Com base na investigação realizada pela EU-OSHA, conforme descrito na Visão geral da SST sobre a digitalização, a campanha explorará cinco áreas prioritárias nos próximos dois anos: trabalho em plataformas digitais, automatização de tarefas, trabalho à distância e híbrido, gestão dos trabalhadores através da Inteligência Artificial e de sistemas digitais inteligentes.

A edição actual visa aumentar a sensibilização para o impacto da transformação digital na SST e incentivar uma utilização segura e produtiva das tecnologias digitais em diversos sectores e locais de trabalho. Visa também fomentar a colaboração entre as partes interessadas, fornecendo recursos e promovendo uma avaliação proactiva dos riscos para uma transformação digital segura e eficiente do trabalho.

William Cockburn Salazar, diretor executivo da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA), encerrou as declarações, afirmando: «À medida que a transformação digital da Europa avança, o seu impacto nas empresas e nos trabalhadores está longe de ser plenamente compreendido. Surpreendentemente, o seu potencial efeito na segurança e na saúde dos trabalhadores foi discutido em apenas 24 % dos locais de trabalho. Há uma necessidade urgente de aproveitar as oportunidades e identificar os riscos da digitalização para maximizar os benefícios destas novas tecnologias para locais de trabalho seguros, saudáveis e produtivos. É precisamente isso que a nova campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” da EU-OSHA, “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”, pretende alcançar.»

A participação de todos é importante. Para chegar aos trabalhadores e empregadores, a EU-OSHA conta com uma vasta rede de pontos focais nacionais, parceiros oficiais da campanha, parceiros dos meios de comunicação social, parceiros sociais e outros intermediários, utilizando o material de promoção e informação da agência para inspirar e incentivar outros a juntar-se à causa de uma mão de obra segura e saudável na era digital.