Trabalho seguro e saudável na era digital: o ser humano no centro da digitalização no local de trabalho

Notícias Opinião Segurança no Trabalho

Artigo produzido pela EU-OSHA – Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho para a Security Magazine – Revista dos Profissionais de Segurança

A Campanha 2023-25 Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis “Trabalho Seguro e Saudável na Era Digital” (o novo site da campanha ficará online a 3 de Maio) põe em destaque o impacto das tecnologias digitais no trabalho e nos locais de trabalho e visa sensibilizar para a forma de promover e proteger a segurança e saúde dos trabalhadores, de modo que os riscos não ofusquem os benefícios. Organizadas pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), as Campanhas Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis procuram sensibilizar e fornecer informações sobre a importância da segurança e saúde no trabalho (SST) para os trabalhadores e empresas.

Digitalização no trabalho: mundo de oportunidades ou riscos potenciais?
O rápido desenvolvimento e expansão das tecnologias digitais transformaram profundamente a sociedade e tiveram impacto em muitos aspectos das nossas vidas, incluindo o trabalho.

As tecnologias introduziram efectivamente mudanças estruturais não só na forma como trabalhamos, mas também no local e quando o fazemos.
O potencial oferecido por estas tecnologias atraiu uma esmagadora maioria de empresas na União Europeia (UE).

Em todos os sectores, a maioria das organizações não seria capaz de realizar as suas actividades sem computadores portáteis ou smartphones. A automatização, robótica e inteligência artificial (IA) apoiam os trabalhadores em ambientes perigosos, deixando tarefas inseguras para as máquinas.

Os exoesqueletos melhoram o acesso ao mercado de trabalho para grupos específicos de trabalhadores, tais como pessoas com deficiência. Tecnologias que facilitam o agora enraizado teletrabalho também contribuem para a melhoria do equilíbrio trabalho-vida.

Contudo, a digitalização também apresenta alguns desafios: isolamento e esbatimento das fronteiras entre trabalho e vida privada, perda de controlo e autonomia, substituição de empregos por algoritmos, penalizações associadas ao desempenho dos trabalhadores ou decisões incorrectas tomadas por processos automatizados utilizando dados errados. Ainda assim, apenas menos de uma em cada quatro empresas na UE que utilizam tecnologias digitais tem em conta o seu potencial impacto na segurança e saúde dos seus trabalhadores.

A campanha “Trabalho seguro e saudável na era digital” da EU-OSHA tem como objectivo sensibilizar para as implicações da digitalização para a segurança e saúde no trabalho (SST), riscos e oportunidades emergentes, promover avaliações de risco e facilitar o intercâmbio de informações e boas práticas. Em suma, assegurar que as organizações da UE sejam capazes de implementar uma abordagem centrada no ser humano para a digitalização no local de trabalho.

Áreas prioritárias
Dada a amplitude do tema, “trabalho seguro e saudável na era digital” está estruturado em torno de cinco áreas prioritárias:

  • O trabalho em plataforma digital é um trabalho remunerado fornecido através de uma plataforma online. Para além de estar exposto aos mesmos desafios de SST que qualquer outro trabalhador na mesma linha de trabalho fora da economia da plataforma, existem também riscos específicos do trabalho em plataforma. Para além do isolamento profissional, horários de trabalho longos e irregulares e gestão e vigilância algorítmica, este tipo de trabalho está frequentemente associado a más condições de trabalho e a regulamentos de SST limitados na maioria dos Estados-Membros. A campanha lança o foco sobre os riscos e desafios para a SST que os trabalhadores das plataformas digitais experimentam, enquanto coloca o foco neles, nas próprias plataformas e nos decisores.
  • A automatização de tarefas, onde os sistemas robóticos ajudam os trabalhadores ao assumirem tarefas repetitivas, pode também realizar trabalhos complexos e de alto risco. No entanto, também apresenta riscos tais como confiança excessiva nestes sistemas, consciência reduzida da situação humana, perda de competências específicas, sensação de menor autonomia e medo de perda de emprego. A campanha promove uma abordagem humano-no-comando onde as tecnologias apoiam, mas não assumem o controlo humano e a tomada de decisões.
  • O trabalho remoto e híbrido tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, uma vez que permitem uma maior flexibilidade e uma melhor conciliação da vida profissional e pessoal. Mas o desenvolvimento de perturbações psicossociais associadas ao isolamento social, à intensificação do trabalho e a um pior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, bem como os riscos ergonómicos devidos a uma sessão prolongada, são riscos potenciais a ter em conta. A realização de avaliações de riscos, mesmo neste ambiente não tradicional, assegurando condições ambientais e equipamento adequados, e aumentando o conhecimento sobre a adopção de hábitos seguros e saudáveis entre os trabalhadores à distância, é um dos pontos de acção da campanha.
  • A gestão dos trabalhadores através da inteligência artificial assiste os gestores, automatizando e optimizando as tarefas de gestão no local de trabalho. Recolhem dados sobre trabalhadores que podem ser utilizados, por exemplo, para atribuir tarefas a diferentes trabalhadores com base nas suas competências ou na procura dos clientes. Mas podem também reduzir a sua autonomia e pressioná-los a trabalhar mais rapidamente, facilitando-lhes assim o desenvolvimento de stress relacionado com o trabalho e outras perturbações e acidentes psicossociais. A campanha promove um envolvimento activo dos trabalhadores na concepção e implementação desta tecnologia, a fim de criar confiança.
  • Os sistemas digitais inteligentes utilizam tecnologias digitais para recolher e analisar dados ou sinais para identificar e avaliar os riscos de SST. Estão presentes em aplicações que utilizam IA, Equipamento de Protecção Individual inteligente, objectos de desgaste como exoesqueletos, e muitos outros. Originalmente concebidos para proteger os trabalhadores, podem também constituir uma ameaça à sua SST, por exemplo, recolhendo dados incorrectos, o que aumenta os riscos de acidentes. A campanha destaca a necessidade de os trabalhadores serem envolvidos nas fases de concepção e implementação destas tecnologias, garantir a segurança dos dados e respeitar o princípio do “humano-no-comando”.

Fatos e números

  • 80% dos locais de trabalho em toda a Europa utilizam tecnologias digitais como computadores portáteis, tablets e smartphones (ESENER, 2019)
  • O segundo tipo de tecnologias mais comuns são dispositivos vestíveis, seguidos por máquinas ou robôs que incorporam IA (OSH Pulse, 2022)
  • Apenas 24% das empresas da UE discutiram o impacto potencial destas tecnologias na SST para os seus trabalhadores (ESENER, 2019)
  • Os riscos psicossociais mais comuns associados às tecnologias digitais são a pressão do tempo, os horários de trabalho longos/irregulares e a má comunicação (ESENER, 2019)

Recursos da campanha
Vários recursos irão ajudá-lo a promover e apoiar a campanha, por exemplo:

  • o guia e o kit de ferramentas da campanha, e outro material promocional;
  • relatórios, boletins informativos, folhas de informação e artigos OSHwiki;
  • ferramentas, infografias, materiais audiovisuais e orientação de boas práticas;
  • sessões de informação em linha em torno de cada área prioritária.

Datas-chave
A campanha tem lugar a partir do Outono de 2023 até finais de 2025, com múltiplas actividades e eventos organizados todos os meses.

Os seguintes marcos podem ser destacados:

Envolva-se!

Apoiar a campanha é essencial para garantir que os locais de trabalho na Europa e fora dela tirem o máximo partido das tecnologias digitais. Para além da nossa rede de pontos focais nacionais, cada organização internacional ou europeia com representação em vários Estados-Membros da UE pode tornar-se um parceiro oficial da campanha. Os meios de comunicação social dispostos a envolver-se substancialmente podem também candidatar-se a ser parceiros de comunicação social.

Se a sua organização gere os riscos relacionados com SST e digitalização de uma forma inovadora, pode apresentar uma candidatura aos Prémios de Boas Práticas em Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Os vencedores e as iniciativas louvadas serão promovidas em toda a Europa e tornar-se-ão uma fonte de inspiração para outras empresas.

Outras formas de envolvimento incluem a organização e participação nas muitas actividades e eventos organizados durante o ano e especialmente durante as nossas mundialmente conhecidas Semanas Europeias de Segurança e Saúde no Trabalho: concursos, exibições de filmes, conferências, exposições, e muito mais.

Seja através da divulgação online da campanha pronta a usar da EU-OSHA e dos materiais de comunicação social, seja na sua organização ou na gestão da sua própria campanha, assistida pelo kit de ferramentas da campanha, todos os esforços são necessários.

Vamos colocar o ser humano no centro da digitalização no local de trabalho em conjunto!

ESENER, 2019 https://visualisation.osha.europa.eu/esener/en/survey/overview/2019

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.