Lisboa terá mais câmaras de videovigilância em 2025

Notícias Videovigilância

A Câmara Municipal de Lisboa informou, esta terça-feira, que a capital terá 242 novas câmaras de videovigilância em toda a cidade, até 2025, num investimento municipal “superior a 5,3 milhões de euros”, indica a agência Lusa, citada pelo “Sol”.

A câmara refere que, actualmente, existem 33 câmaras, mas que até ao início de 2024 irão somar-se 97.

O Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, avançou que “a autarquia faz um balanço positivo do sistema de videoprotecção já existente, enquanto meio com capacidades preventivas, que permite um rápido diagnóstico e o acompanhamento remoto, complementando o serviço prestado pela presença física das autoridades”.

Às 33 câmaras de videovigilância instaladas na Baixa de Lisboa, “vão somar-se mais 97 (por concurso público), que começarão a ser colocadas no início do próximo ano”: 30 no Cais do Sodré, 17 nos Restauradores, 20 na Ribeira das Naus e 30 no Campo das Cebolas”.

O concurso, que será lançado em 2024, visa a colocação “de mais 112 câmaras de videoprotecção em outras 11 zonas da cidade”: Praça do Comércio, Cais das Colunas, Praça D. Pedro IV, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua da Prata, Rua do Comércio, Rua dos Fanqueiros, Santa Apolónia – Rua Caminhos de Ferro e ainda Santa Apolónia – Avenida Infante D. Henrique” avançou a câmara à Lusa.

“No total, serão instaladas até ao fim do mandato [em 2025] mais 209 câmaras, totalizando 242 de videovigilância em toda a cidade”.

Segundo o último estudo da Security Magazine, a videovigilância no Bairro Alto foi autorizada em Maio de 2014. Já na restante cidade, há autorização, concedida em 2021 para a instalação de 216 câmaras.