José Carvalho Figueira é o novo comandante da Polícia Municipal de Lisboa

Notícias

José Carvalho Figueira é o novo comandante da Polícia Municipal de Lisboa, substituindo Paulo Caldas. Na tomada de posse do superintendente José Figueira, a 16 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi anunciado um reforço de 30 agentes para os quadros da Polícia Municipal de Lisboa (PM). O novo comandante era, desde 2021, responsável pelo comando distrital de Leiria da PSP.

O reforço da PM é, desde há muito, uma “prioridade para a cidade”, já manifestada por Carlos Moedas na reunião do Conselho Municipal de Segurança, em maio último. Só assim, afirmou então, será possível manter “o maior ativo de Lisboa: a segurança”.

Em Lisboa, revelou ainda o autarca, a vídeo-proteção iniciada em Santa Catarina, e que vai avançar para o Cais do Sodré, prevê a instalação de mais 97 câmaras para melhorar a segurança da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, participou na cerimónia de tomada de posse do novo comandante da Polícia Municipal, superintendente José Carvalho Figueira, com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e o antigo comandante da PM, Paulo Caldas,

O reforço dos efetivos, das polícias municipais de Lisboa e Porto, afirmou o responsável governamental, acontece após a conclusão de um curso de agentes da Polícia de Segurança Pública, com a entrada de 584 efetivos.

José Ricardo Nazareth de Carvalho Figueira tem mais de 50 anos e foi comandante da distrital de Leiria, função que assumiu em 2020.

Em termos profissionais, o superintendente Figueira tem desempenhado diversas funções, destacando-se as de Chefe do Serviço de Segurança da Presidência da República (de 2012 a 2016), a de adjunto do Serviço de Segurança da Presidência da República (de 2003 a 2008), de oficial do Centro de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo (de 1999 a 2003) tendo participado na geração desta unidade, a de adjunto do comandante do Corpo de alunos do ISCPSI (de 1997 a 1998) e de comandante de esquadra (de 1995 a 1997)

No plano internacional, tem igualmente desempenhado funções de relevo, destacando-se a sua participação no Quartel General das Nações Unidas em Nova Iorque (de 2018 a 2021), como oficial responsável pela geração de Unidades Constituídas de Polícia (UCP), o seu destacamento na MINUSCA, República Centro Africana (de 2016 a 2017) como Coordenador de UCP, e como oficial de ligação do Ministério da Administração Interna em São Tomé e Príncipe (de 2008 a 2011).

No âmbito académico, é possuidor de licenciatura em Ciências Policiais, ministrada pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).

Em termos de formação profissional salientam-se, entre outros, o curso de Direção e Estratégia Policial, o curso de Segurança Pessoal e o curso de Inativação de Engenhos Explosivos.

É ainda detentor dos seguintes cursos: Capacitação e Avaliação de UCP, coordenador de UCP, Gestão de Incidentes Táctico Policiais, Emergência Médica para Profissionais de Alto Risco, Limitação de Avarias, Investigação Criminal e de Formador de Formadores.

Tem louvores e condecorações outorgados por entidades nacionais e internacionais.