Accenture abre primeiro centro de excelência de cloud security em Portugal

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Accenture inaugurou hoje o primeiro Centro de Excelência especializado em Cloud Security na Europa. Com sede em Matosinhos, o novo centro da Accenture vai focar-se no desenvolvimento e fornecimento de uma vasta gama de soluções de cibersegurança na cloud, reunindo os especialistas em indústria, segurança e tecnologia da Accenture em colaboração com parceiros do ecossistema com experiência em vários setores. Este novo centro da Accenture vai permitir exportar, a partir de Portugal, soluções de segurança da informação para clientes nos cinco continentes.

Esta notícia têm como base o lançamento da “Accenture Cloud First Sovereign Practice” – uma prática mundial da Accenture, com o objectivo de ajudar as organizações a tirar partido das novas tecnologias disruptivas na cloud, utilizando estruturas, serviços e controlos de segurança, em resposta a novas normas emergentes e a requisitos de conformidade em países ou sectores específicos. Os principais factores de sucesso para a adopção da cloud incluem: parcerias com fornecedores, desenvolvimento de ecossistemas e melhores práticas de transformação.

Jacky Fox, Senior Managing Diretor e SecurityEuropean Lead da Accenture, revela que “este é o primeiro centro na Europa focado em Cloud Securitye o único capaz de oferecer serviços end-to-end que acompanham os clientes desde a estratégia, passando pelo aconselhamento e desenho da arquitectura, até à implementação de soluções e suporte operacional. O panorama internacional da regulamentação de dados está a mudar, pelo que é necessário garantir um conjunto de normas regulamentares em vários sectores e países que permitam que a segurança seja correctamente incorporada nos processos de transição para a cloud. Este processo é conseguido através de um conjunto de competências que apoiam o sucesso de uma adopção segura da cloud, incluindo conhecimentos de segurança, consultoria, engenharia, automação e gestão de projectos.”

Depois de Braga, Coimbra e Lisboa, a Accenture está agora a expandir a sua presença para Matosinhos, com um recrutamento qualificado mais alargado, essencialmente a partir de instituições de ensino como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ou o Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre outras.

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, sublinha “o entusiasmo com que acolhemos a Accenture Portugal em Matosinhos, sobretudo pelo projecto diferenciador que posiciona a inovação do nosso concelho e o talento qualificado local no mapa europeu”.

Para este Centro de Excelência, a Accenture está a apostar no recrutamento de profissionais especializados, com ênfase nas áreas de cibersegurança, engenharia, consultoria, gestão de projectos e competências linguísticas. A formação e certificação terão também um papel fundamental, de forma a dotar os profissionais dos conhecimentos necessários para responder à crescente procura local e internacional de serviços de Cloud Security.

Manuela Vaz, Presidente da Accenture Portugal, afirma que “a estratégia de descentralização da presença da Accenture tem permitido atrair e reter profissionais especializados e com diferentes experiências, capazes de responder aos desafios das organizações portuguesas e internacionais em termos de transição digital. A estratégia de crescimento da Accenture Portugal passa por uma estreita colaboração com o ecossistema tecnológico e empresarial, onde se incluem as universidades que contribuem para o desenvolvimento de talento tecnológico local. O Cloud Security Center of Excellence é um exemplo marcante desta visão, que tem como objectivo apoiar toda a jornada de cloud dos nossos clientes de forma segura e eficiente, servindo como mais um catalisador de crescimento e inovação.”