A Trasmed, a companhia de navegação espanhola do Grupo Grimaldi, dedicada ao transporte marítimo de carga roll-on/roll-off (carga rolante), implementou, até 2023, rigorosos protocolos de segurança para o carregamento e transporte de veículos eléctricos. Esta medida faz parte da política ambiental da empresa, que apoia a transição para meios de transporte eco-eficientes.
Desta forma, a Trasmed posiciona-se como a primeira empresa de navegação em Espanha e uma das primeiras na Europa a abordar de forma abrangente os desafios do transporte marítimo de veículos eléctricos, garantindo a segurança da carga, da embarcação e das pessoas envolvidas.
A empresa adaptou-se às exigências do mercado de veículos eléctricos, mas não proibiu o transporte destes veículos nos seus navios.
Devido à crescente procura de veículos eléctricos no mercado, tornou-se evidente a identificação de novos riscos associados ao transporte destes veículos no sector marítimo. ATrasmed participa activamente no grupo de trabalho Lash Fire a nível europeu, uma organização especializada no estudo de incêndios em navios do tipo Ro-Pax, e que desenvolve medidas de segurança e prevenção e avaliação de riscos neste tipo de transporte.
A procura crescente de veículos eléctricos colocou no centro do debate a identificação dos riscos associados ao seu transporte, em particular no sector marítimo.
Como empresa, apoiamos fortemente a transição para meios de transporte eficientes e que reduzam a pegada de carbono e não prevemos proibir o transporte de VEs em qualquer um dos nossos navios. É por isso que, compreendendo o aumento da procura deste tipo de veículos, tornámos prioritária a adaptação dos nossos protocolos operacionais para garantir a segurança na sua atividade.
Através do Sistema de Gestão de Segurança, alinhado com a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) e “Lash Fire”, a empresa implementou uma série de medidas preventivas para melhorar significativamente a segurança do navio, da carga e das pessoas que transporta, bem como o cuidado com o meio ambiente, entre as quais destacamos:
- Equipamento dos seus navios com um inovador sistema móvel de pulverização de névoa de água, localizado na parte inferior do porão e especificamente concebido para poder atacar este tipo de incêndio que afecta diretamente a parte inferior dos veículos eléctricos.
- As embarcações foram equipadas com mantas corta-fogo para veículos eléctricos, localizadas nos conveses onde os V.E. devem ser arrumados, evitando assim a propagação a outros veículos adjacentes e limitando o foco de controlo.
- O pessoal que efectua as patrulhas de segurança durante a navegação do navio foi equipado com detectores de gás portáteis e pistolas termográficas portáteis para o controlo constante das temperaturas. Isto evita o aquecimento súbito das baterias dos veículos.