Hikvision aplica a inteligência artificial aos cuidados dos doentes

IA Notícias Produtos Saúde Videovigilância

A Hikvision, um dos principais fornecedores de soluções de AIoT e serviços de Big Data focados em vários sectores, desenvolveu uma solução específica que melhora os cuidados dos pacientes em lares de idosos.

A solução consiste na instalação de câmaras em determinados quartos que, com um software de inteligência artificial, detectam comportamentos potencialmente perigosos dos doentes.

No caso de tal comportamento, o sistema envia um alerta imediato para o centro de controlo médico, para que o pessoal do centro possa responder à situação em segundos.

Estas câmaras têm uma visão completa do quarto, sem pontos mortos, mas respeitam a privacidade dos residentes. Graças a um software de inteligência artificial, o equipamento detecta situações de risco – queda, deambulação pelo quarto ou tempo excessivo na casa de banho – e alerta imediatamente o centro de controlo, para que o pessoal médico possa deslocar-se rapidamente ao quarto para ver o que aconteceu e agir em conformidade.

A nova solução da Hikvision permite monitorizar todos os quartos em tempo real, algo que anteriormente não era possível, uma vez que cada centro médico estava limitado pela disponibilidade de pessoal e pela frequência com que o pessoal podia visitar cada quarto.

Com esta tecnologia”, explica Alfonso Lorenzo, responsável pela vertical Healthcare da Hikvision, “estamos a colocar os centros médicos na vanguarda da utilização da visão artificial, esta solução marca um antes e um depois na gestão dos lares de idosos”.