Estudo: 72% dos inquiridos acredita que a IA vai substituir trabalhos enquanto 68% prevêem uma vida mais fácil

IA Notícias

Um estudo gobal realizado recentemente pela Agência de Comunicação internacional MARCO, revela opiniões e sentimentos contraditórios em relação à IA.

O 3º Relatório Global de Consumo MARCO 2024 revela um contraste: receio de perder o emprego, por um lado, e antecipação de uma vida mais fácil, por outro, sublinhando a complexidade de percepções gerada pela Inteligência Artificial.

O inquérito foi realizado de dezembro de 2023 a Janeiro de 2024, com uma amostra total de 7.300 consumidores, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA) em parceria com a CINT.

Portugal destaca-se na preocupação com a criação de comportamentos de risco associados à IA

É uma preocupação para si que a IA crie preconceitos e outros comportamentos de risco?

Portugal, destaca-se como o país onde os inquiridos expressaram um maior nível de preocupação (78%) sobre a possibilidade de a IA criar preconceitos e outros comportamentos de risco. Paralelamente, 74% dos inquiridos nacionais acreditam que a IA vai substituir trabalhos e 60% acham ser uma ameaça à humanidade. Ainda assim, ao mesmo tempo, a maioria (72%) mostra-se confiante de que a IA irá facilitar a vida.

Considera a IA uma ameaça à humanidade?

Já no que diz respeito à aplicação da IA nos diversos sectores sócio-económicos, apenas 17% dos portugueses sabem que pode também ser utilizada na agricultura, em comparação com os 68% que sabem que pode ser utilizada na escrita de textos e criação de conteúdos

E é precisamente na escrita de textos, sobretudo de notícias, que os portugueses estão mais preocupados. 84% dos inquiridos acreditam que com a IA o perigo de difusão de notícias falsas aumenta e mais de metade (60%) afirma que não confia em notícias que foram escritas recorrendo a inteligência artificial.