Bosch e Microsoft colaboram na melhoria da segurança rodoviária

IA Notícias Transportes

É um cenário que nenhum condutor quer ver: uma bola a rolar para a estrada. É provável que seja seguida imediatamente por uma criança, alheia a qualquer trânsito. Mas embora os condutores humanos possam avaliar esta situação utilizando o seu conhecimento contextual, os actuais sistemas de condução assistida e automatizada ainda têm de aprender como fazê-lo.

A Bosch está a seguir o uso de IA generativa para melhorar ainda mais as funções da condução automatizada. Como parte disso, a Bosch e a Microsoft estão a explorar oportunidades de colaboração e a aproveitar o poder da IA generativa.

“A Bosch está a trabalhar para introduzir uma nova dimensão de aplicações de IA no veículo”, afirma Dr. Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, na edição deste ano da conferência da indústria AIoT – Bosch Connected World (BCW), em Berlim. A expectativa é que a IA generativa permita aos veículos avaliar as situações e reagir em conformidade, mantendo assim os utilizadores da estrada ainda mais seguros. Maior segurança nas estradas é também o desejo de 60 por cento dos entrevistados no Bosch Tech Compass deste ano, um estudo da Bosch com representatividade mundial sobre temas de tecnologia e IA.

IA generativa para tornar o tráfego rodoviário mais seguro

As duas empresas antecipam que uma colaboração levaria o desempenho das funções de condução automatizada para o próximo nível. Ambas gostariam que a IA generativa ajudasse a aumentar a conveniência no veículo e a proporcionar maior segurança a todos os utilizadores da estrada.

Para conseguir isso, o conhecimento abrangente da Bosch sobre veículos e a experiência em IA específica para o sector automóvel serão inestimáveis, bem como o seu acesso aos dados dos sensores dos veículos para alimentar a IA generativa.

“No nosso compromisso inabalável com estradas mais seguras, a Microsoft está ansiosa para explorar oportunidades de colaboração com a Bosch para ser pioneira no domínio da IA generativa”, afirma Uli Homann, CVP da Microsoft e Distinguished Architect.

Mesmo hoje, quando se trata de treinar sistemas para condução automatizada, a IA rapidamente encontra os seus limites. Os actuais sistemas de assistência ao condutor conseguem detetar pessoas, animais, objectos e veículos, mas num futuro próximo a IA generativa poderia ajudar a determinar se uma situação poderia potencialmente levar a um acidente.

A IA generativa utiliza vastas quantidades de dados para treinar sistemas de condução automatizada, permitindo-lhes tirar conclusões melhoradas a partir desses dados. Por exemplo, poderia deduzir se um objeto na estrada é um saco de plástico ou uma peça danificada de um veículo.

Esta informação pode ser usada quer para comunicar diretamente com o condutor – exibindo um aviso – quer para iniciar manobras de condução apropriadas, como travar enquanto se ligam as luzes de aviso de perigo.

A Bosch e a Microsoft já se associaram para desenvolver uma plataforma de software universal para conectar de forma transparente os carros e a cloud, e estão ansiosas por trabalhar juntas para identificar novas oportunidades para trazer tecnologia de IA de ponta aos seus clientes e à indústria de veículos autónomos.