Cibersegurança: AP2SI lança whitepaper sobre directiva NIS 2

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A AP2SI apresentou um whitepaper sobre a Directiva NIS2, resultado da colaboração de vários dos seus associados colectivos – Accenture Portugal, Art Resilia, Axians Portugal, CyberX, Devoteam Cyber Trust, DXC Portugal, Ethiack e Sincronideia.

Este documento visa oferecer uma visão abrangente sobre a Directiva e os seus possíveis impactos nas empresas portuguesas, considerando a entrada em vigor na União Europeia em 2024.

No início de 2024, a Directiva NIS2 entrou em vigor, apresentando-se como um marco regulatório essencial para a cibersegurança no espaço europeu. No entanto, em território nacional, a transposição desta directiva para o ordenamento jurídico português ainda está em curso, com o prazo limite estabelecido para 17 de Outubro de 2024. “Reconhecemos a urgência e importância de analisar as implicações da NIS2 para o tecido empresarial português”, refere a associação.

O documento, fruto do esforço conjunto de diversas empresas associadas da AP2SI, destaca a diversidade de perspectivas sobre como a NIS2 pode influenciar as operações empresariais em Portugal.