Euralarm satisfeita com o próximo passo em direcção à EPBD

Notícias

A Euralarm, representante da indústria de segurança electrónica contra incêndios na Europa, celebra a votação em plenário do Parlamento Europeu a favor da Directiva de Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD); um passo importante para a descarbonização do parque imobiliário.

Edifícios com melhor desempenho são também sinónimo de edifícios mais seguros e protegidos. Todos os anos, os países da UE enfrentam grandes incêndios em edifícios residenciais, comerciais e industriais, que tiram a vida a milhares de cidadãos europeus e causam danos ambientais consideráveis. Isto pode ser evitado através da implantação de tecnologias integradas de protecção contra incêndios e de segurança.

A electrificação dos edifícios implica a integração de novas tecnologias – como a produção local de energia renovável, baterias e infra-estruturas de recarga – que podem aumentar o risco de incêndio. Por conseguinte, são necessárias alterações significativas nas medidas de protecção contra incêndios e de segurança. Estas devem ser cuidadosamente avaliadas por pessoas e empresas qualificadas.

Relativamente aos planos nacionais de renovação de edifícios, apelamos aos decisores políticos da UE e aos Estados-Membros para que se certifiquem de que a segurança contra incêndios e a protecção contra incêndios são tidas em devida consideração e para que criem incentivos para que todos os edifícios renovados sejam equipados com as mais recentes tecnologias de segurança contra incêndios e protecção contra incêndios.

As 5 000 empresas representadas no Euralarm estão prontas a contribuir para o êxito da aplicação da diretiva a nível dos Estados-Membros, a fim de tornar os edifícios da UE mais eficientes do ponto de vista energético, elevando ao mesmo tempo a segurança contra incêndios.