Desde 1952, o grupo Hanwha tem transformado as indústrias e hoje conta com múltiplas áreas de negócio, especializando-se, nomeadamente na energia, aviação, defesa, máquinas industriais, robótica e seguros. Em 2015, o grupo adquiriu a divisão Samsung Techwin e passou a apresentar-se no mercado ibérico como Hanwha Vision desde 2023. A companhia encetou um novo posicionamento no mercado e, além de oferecer soluções de segurança, passou a disponibilizar soluções de vídeo, tirando partido da IA e, num futuro próximo, da Cloud. Numa entrevista concedida à Security Magazine, durante a sua passagem por Portugal, José Romero, general manager Espanha e Portugal da Hanwha Vision, fala sobre as mais recentes apostas no mercado português e sobre as oportunidades de crescimento.
Security Magazine – Qual é a história da Hanwha e há quanto tempo está no mercado ibérico?
José Romero – O grupo Hanwha adquiriu a divisão Samsung Techwin em 2015. Desde então, todo o negócio desenvolvido pela Samsung Techwin na Península Ibérica chama-se Hanwha. Em 2023 alterámos o nome para Hanwha Vision (anteriormente Hanwha Techwin). Esta mudança deve-se a um novo posicionamento no mercado, para além de oferecermos soluções de segurança, passamos a oferecer soluções de vídeo, tirando partido da Inteligência Artificial e, num futuro muito próximo, na Cloud.
Quais são as principais áreas de especialização da empresa?
Como qualquer grande empresa, o grupo Hanwha tem múltiplas áreas de negócio, especializando-se em áreas como a energia, aviação, defesa, máquinas industriais, robótica, seguros, construção, etc. A Hanwha Vision especializa-se na área da segurança, principalmente na videovigilância e sistemas de som ambiente.
Especificamente no mercado português, o que motivou a empresa a investir neste mercado? Como vê o mercado nacional em termos de oportunidades de crescimento?
Consideramos Portugal um mercado estratégico para continuar a desenvolver a nossa estratégia de crescimento na Península Ibérica. Estamos a investir em profissionais que possam desenvolver negócios para a Hanwha, ao nível da especificação, e que por sua vez possam dar apoio local e directo aos nossos parceiros, tanto canais de distribuição como integradores. Actualmente, temos três pessoas em Espanha a fazer este trabalho e achámos que era altura de começar em Portugal.
Que investimento está a Hanwha a fazer em Portugal e onde estão os principais investimentos em recursos humanos, tecnologia e infra-estruturas? A empresa pretende abrir escritórios no país ou um centro de apoio técnico?
Começámos por colocar um Business Development Manager em Portugal, o Ivan Figueiredo, com uma vasta experiência no sector da segurança e no mercado português. O Ivan tem todo o apoio que necessita, em termos de Pré-Venda, Pós-Venda, Marketing, toda a equipa Ibérica e a organização da Hanwha Vision Europe.
Na Península Ibérica queremos continuar a investir no desenvolvimento do negócio e reforçar a parte de Após Venda, não descartamos que esta se centre especificamente em Portugal, para completar a nossa presença no território.
Em termos de novas parcerias com empresas locais, nomeadamente instaladores e distribuidores, que passos foram dados?
Temos muitos parceiros comuns na Península Ibérica, tanto na distribuição como na integração. O primeiro passo é reforçar a relação com eles através do nosso Business Development Manager. A partir daqui, estamos a desenvolver uma estratégia mais local, centrada em Portugal, para encontrar e consolidar novos parceiros que nos ajudem a desenvolver a marca e a consolidar a nossa posição de liderança como fornecedor de soluções de vídeo.
Neste momento e após quatro meses de operação em Portugal, já conseguimos fechar novos parceiros locais, em termos de integradores e já concretizámos projectos e vendas com clientes portugueses.
Os nossos parceiros têm à sua disposição uma academia de formação, onde recebem formação e certificação dos nossos produtos.
Temos um site onde os nossos parceiros podem consultar todos os equipamentos, gerar orçamentos online e realizar todo o seu projecto, desde a colocação de câmaras num mapa, aos ângulos e inclinações das câmaras, etc. Podem também retirar todos os manuais, fichas técnicas, certificados de todo o tipo e actualizações de software e firmware, etc.
Estamos a investir fortemente em marketing, eventos e estamos presentes nos clientes finais, nos POCs, apoiando a nossa marca. Já realizámos concursos públicos com a nossa marca. Já estamos na Indústria, em instalações críticas, em hospitais, smart cities, banca, parques de estacionamento, etc.