Sotécnica é certificada em qualidade, ambiente e segurança há 10 anos

Notícias Segurança no Trabalho

A Sotécnica, empresa do grupo Vinci Energies, completa uma década de certificação do seu sistema integrado Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS) e 22 anos de certificação em qualidade.

Segundo a informação divulgada pela APCER, e nas palavras de Cátia Margarido, responsável do serviço de gestão integrada QAS, da Sotécnica, “se em 1997 a certificação em qualidade representou uma grande mudança e introduziu um mindset de processo na organização, o ano de 2019 é já o amadurecimento do caminho até agora percorrido“.

De acordo com a mesma fonte, “a transição das Normas de 2015 de Qualidade e Ambiente, sistematizou o posicionamento baseado no rsco e oportunidades”. A responsável espera “conseguir reforçar essa metodologia com a migração para a nova Norma de SST, ISO 45001”.

Segundo explica, “uma visão estratégica que conduziu à sua actualização e alargamento de know-how a outras áreas das instalações técnicas e uma capacidade de intervenção reconhecidamente elevada, assenta em vários pilares, entre os quais pontificam os referenciais normativos QAS: a permanente satisfação dos seus clientes acompanhando a evolução das suas necessidades; enquanto agente de uma economia sustentável e de protecção do ambiente desenvolver soluções nos sectores da eficiência energética, mobilidade e edifícios; prevenir e minimizar lesões e afeções da saúde decorrentes das atividades desenvolvidas por todos os seus trabalhadores”.

A empresa obteve a certificação de Qualidade ISO 9002 em 1997, através da APCER, inicialmente para a área fabril, progressivamente alargada a todas as áreas de negócio, culminando com a certificação nas vertentes Qualidade, Ambiente e Segurança segundo as normas: “ NP EN ISO 9001:2008”, “ NP EN ISO 14001:2004”, “ OHSAS 18001:2007”.