Linde Material Handling reforça segurança de equipamentos de movimentação de carga

Notícias Segurança no Trabalho

A Linde Material Handling, fabricante de equipamentos de movimentação de cargas, desenvolveu uma edição especial do empilhador Roadster “The Perfect Truck”.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, o equipamento marca a diferença pela combinação de “uma tecnologia inigualável e testada com sistemas de assistência e implementações adicionais, juntamente com as última soluções de segurança”.

Este empilhador conta com sistemas de iluminação Truckspot da Linde, Vertilight e LED Stripes, assim como um posicionador de garfo integrado (IZVG), um sistema de assistência ao condutor Linde Safety Pilot Active, Linde Safety Guard, rodas CS20, teto de vidro reforçado e baterias de iões de lítio.

Para a Linde, o sistema de assistência ao condutor Linde Safety Pilot “garante uma segurança adicional a bordo”, isto porque, o sistema “ajuda o condutor a evitar erros de operação e gestão, uma vez que regula a função de elevação e inclinação, em função da carga e altura de elevação, proporcionando apoio quando se trabalha perto dos limites de carga máxima e aumentando a segurança”. O sistema regista os dados, como a altura de elevação, inclinação do garfo e peso da carga, para todas as manobras de condução e elevação e analisa os riscos potenciais.

No caso do Linde Safety Guard, a empresa esclarece que o mesmo aumenta a segurança para os condutores de empilhadores e peões na envolvente mais imediata do equipamento. O sistema localiza outros empilhadores ou pessoas com uma precisão de até 10cm e ajusta-se individualmente. Através de avisos antecipados é possível reduzir-se os riscos. Opcionalmente, o sistema reduz a velocidade de forma automática em zonas de trabalho críticas.

Também a presença de faixas LED instaladas no mastro e na parte traseira do empilhador e das Vertlights permitem uma melhor visibilidade e segurança. “As faixas de duas cores iluminam o ambiente de trabalho uniformemente e numa ampla área e permitem um trabalho seguro, preciso e produtivo”. Além disso, as faixas led mudam de branco para vermelho, indicando o sentido da marcha e proporcionando segurança adicional para pessoas que circulam a pé e outros condutores.

O equipamento conta também com um sistema de aviso óptico Truckspot que indica que um empilhador opera em marcha-atrás, projectando um grande símbolo de aviso no solo atrás do empilhador. O triângulo vermelho com o símbolo do empilhador entende-se intuitivamente como aviso de perigo. Nas esquinas, entradas e cruzamentos confusos, os peões e outros condutores verão o sinal de aviso muito antes que o próprio equipamento e poderão reagir atempadamente.

Por fim, a empresa destaca ainda o posicionador de garfos integrados que dá uma melhor visão da carga e envolvente e das rodas CS20 da Continental que reduzem o ruído e vibrações dos pneus.

Tanto a tecnologia como os próprios desempenhos do equipamento visam “maximizar a visibilidade, a segurança e a produtividade”, indica a empresa em comunicado.

O Roadster, apresentado em 2016, é um empilhador eléctrico que possibilita uma visão quase ilimitada da carga e envolvente, possível devido à inexistência do pilar A e ao teto panorâmico de vidro reforçado.