Prosegur lança fundo de 30 milhões de euros para investir em tecnologia

Notícias

A Prosegur criou um fundo de investimento, na modalidade Corporate Venture Capital, com um capital inicial de 30 milhões de euros. Esta iniciativa faz parte do projecto de transformação global em que a Prosegur embarcou. A empresa busca aprimorar sua oferta de serviços tanto em segurança física quanto lógica e continuar a gerar valor para o grupo a longo prazo.

Desde a sua constituição, a Prosegur Tech Ventures recebeu mais de 400 propostas de investimento, das quais aproximadamente 150 foram analisadas minuciosamente, para finalizar cinco investimentos até ao momento e com a expectativa de fechar outras operações antes do final do ano. Com a aquisição de acções dessas empresas, a Prosegur, além de conseguir ganhos financeiros, pretende incentivar o desenvolvimento de novas tendências e tecnologias que impactam de forma disruptiva no âmbito da segurança. A empresa quer liderar a transformação do sector de segurança através da incorporação de soluções baseadas em tecnologia para área de serviços. Além disso, a Prosegur está a fortalecer e diferenciar a posição das suas três unidades de negócios que devem operar em ambientes cada vez mais competitivos.

A Prosegur Tech Ventures possui uma equipa dedicada que colabora de maneira muito criteriosa na busca e identificação de oportunidades relevantes para cada unidade de negócio: Prosegur Alarmas, Prosegur Cash e Prosegur Security. Dentro do plano de trabalho que foi projectado, cada empresa deve apoiar as propostas de investimento que são posteriormente aprovadas por um comite de investimento, formado por especialistas da empresa e por profissionais externos. Dessa forma, a Prosegur está a criar uma carteira de investimentos minoritários em start-ups que estão relacionados às actividades do grupo no sentido mais amplo.

Os investimentos da Prosegur Tech Ventures não têm uma limitação geográfica, embora seja flexível ao analisar cada investimento, o valor varia de 300 mil euros de investimento mínimo até o máximo de três milhões de euros. Até o momento, os investimentos realizados correspondem a duas empresas israelitas de cibersegurança, uma que opera sob a plataforma “command & control” e outra que aplica técnicas de tecnologia cognitiva com foco especial no Regulamento Geral de Proteção de Dados – RGPD.

Além disso, a Prosegur Tech Ventures investiu numa FinTech brasileira especializada em conciliação financeira dedicada ao setor do retalho, com capacidade de processar mais de 18 milhões de transações por mês, em uma empresa espanhola da AdTech (tecnologia aplicada ao marketing) especialista, através da incorporação de inteligência artificial, na optimização de leads para a criação de vendas (L2RM). E, finalmente, uma empresa alemã que desenvolve soluções baseadas em realidade aumentada de aplicação industrial.