Axis entra no mercado das câmaras corporais

Notícias Produtos Videovigilância

A Axis Communications anunciou o lançamento da sua primeira câmara corporal, desenhada para agentes das forças de segurança e empresas de segurança privada.

 A solução, que inclui uma câmara compacta e robusta, dock e controlador de sistema, possui uma arquitectura de sistema aberta para facilitar a integração com outros sistemas de gestão de vídeo (VMS) de gestão de teste (EMS), incluindo os desenvolvidos pela Axis.

As vantagens das câmaras corporais em capturar provas, dissuadir o comportamento criminoso e treinar polícias e o pessoal de segurança são amplamente reconhecidas pelos departamentos de polícia e cada vez mais evidentes no sector de segurança privada.

A solução de câmaras corporais da Axis “é o resultado de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento, baseado em inúmeras entrevistas com policias e empresas de segurança privada”, refere a empresa.

Um dos aspectos básicos da solução é aproveitar ao máximo os investimentos existentes no software VMS e EMS, o que motivou a escolha de uma arquitectura aberta.

A solução de câmara corporal da Axis pode ser usada com VMS e EMS de terceiros, no local e na nuvem, abrindo as portas para a integração com outros dados de vigilância por vídeo.

Além disso, pode ser comercializado como uma solução abrangente, usando o Axis Camera Station e o Case Insight, o próprio software VMS e EMS da empresa.

“Quando estamos imersos no processo de desenvolvimento de uma nova solução, nosso compromisso é melhorar a qualidade do vídeo e do áudio, levando em consideração as limitações de cada forma concreta”, explicou Fredrik Andersson, director global de produtos e novas soluções da Axis Communications.

No caso da câmara corporal, “os desafios estão relacionados à procura pela combinação ideal de tamanho, peso, resistência e autonomia da bateria”, disse.

“Com o objectivo de incorporar todos esses elementos, o processo de pesquisa e design incluiu inúmeras conversas com os clientes, vários protótipos do produto e diferentes projectos-piloto nas fases iniciais.”

Esse mesmo nível de procura foi aplicado a toda a solução, não apenas à câmara, como ressalta esse especialista: “optamos por oferecer uma resposta holística ao que os clientes nos pediram, desde a captura de vídeo em campo até apresentação de provas em tribunal. Foi nesse ponto que a necessidade de usar uma arquitectura aberta se tornou aparente: os clientes não queriam ser forçados a usar um VMS ou EMS específico. E também foi decisivo em aspectos relacionados à segurança e em como garantir a integridade das evidências”.

O novo sistema de câmaras corporais da Axis possui três componentes de hardware: a própria câmara, a estação para câmara (com 1 ou 8 conexões) e o controlador do sistema.

A câmara captura vídeo a um máximo de 1.080pa a 30 qps e áudio através de dois microfones para eliminar ruídos. Além disso, a tecnologia Wide Dynamic Range (WDR) é usada para garantir a qualidade da imagem, mesmo em condições difíceis de iluminação, enquanto a adição do Axis Zipstream reduz as necessidades de armazenamento.

A bateria foi projectada para durar um turno inteiro, com doze horas de uso normal e a possibilidade de carregá-la no carro ou com uma bateria externa.

A base e o controlador do sistema são dois componentes diferentes. O sistema é facilmente escalável. O controlador do sistema possui um único ponto de integração e gestão e permite o download de vídeo de forma rápida e confiável (100 Mbit por câmara).

Todos os dados são criptografados e transferidos usando AES256 e TLS. Além disso, os dados de vídeo podem ser totalmente criptografados.

A câmara também incorpora um receptor GPS / GNSS para rastrear a localização; Bluetooth Low Energy 4.1; IEEE 802.11b / g / ne giroscópio de seis eixos e acelerómetro. O aplicativo móvel Axis Body Worn Assistant permite aos utilizadores rever gravações e adicionar categorias, descrições e notas.

“É essencial que as câmaras corporais sejam fáceis de usar no terreno por oficiais e pessoal de segurança, que podem se encontrar em situações de stress, com mau tempo ou em áreas pouco iluminadas. Tentamos aplicar essa mesma filosofia a toda a solução, pensando nos operadores responsáveis por transferir, armazenar e analisar o vídeo capturado”, concluiu o responsável.