Lotaçor destaca importância de sistema HACCP

Notícias

A Lotaçor S.A., como empresa da Região Autónoma do Açores que tem como uma das suas actividades a gestão da rede de lotas, postos de recolha e entrepostos de frio, ocupa uma posição de grande importância na cadeia alimentar.

De acordo com Maria Rita Cordeiro, técnica superior do gabinete de segurança alimentar e certificação da empresa, destaca, no site da APCER, que a implementação do sistema HACCP na empresa, para além de um requisito legal, “apresentou-se como um instrumento essencial na garantia da manutenção da salubridade e da qualidade dos produtos da pesca que são comercializados e armazenados nas lotas, congelados e armazenados nos entrepostos frigoríficos”.

“O objectivo seguinte – a certificação do sistema implementado, surgiu da importância de contar com um sistema robusto, bem organizado, capaz de responder às necessidades da empresa e de transmitir a confiança necessária aos seus parceiros”, diz.

Passados 13 anos da primeira auditoria, “a certificação continua a servir o nosso propósito”. “A equipa da APCER, em particular os auditores com quem temos trabalhado, desde 2007, primam pela competência, imparcialidade, facilidade de comunicação, conhecimento e adaptação às particularidades da nossa empresa”.

“Cada renovação da certificação do nosso Sistema de Segurança Alimentar contribui de forma positiva para o reconhecimento, externo, do trabalho de todos os envolvidos na implementação e acompanhamento, diário, do nosso Sistema de Segurança Alimentar”.

Como conclui “embora confrontados com obstáculos, alguns mais difíceis de ultrapassar por implicarem custos mais elevados, cada auditoria é vista como um motor para a melhoria do sistema implementado na nossa empresa, que se pretende contínua”.

HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – é um sistema de gestão de segurança alimentar. O sistema baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores finais, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Os perigos de contaminação dos alimentos incluem perigos físicos, químicos ou microbiológicos.

A Lotaçor proporciona serviços que permitem a manutenção da frescura dos produtos, de alto valor nutricional, que procuram corresponder às expetativas mais exigentes, por parte dos seus clientes (compradores) e do consumidor final.

A empresa reforçou o investimento na melhoria das instalações e procedimentos internos, apostando em requisitos como a formação de pessoal, acompanhamento médico dos seus trabalhadores, qualidade das águas e do gelo, higienizações, manutenções, cadeias de frio, recipientes, controlos de pragas e resíduos com vista a cumprir com, cada vez mais rigor as exigências inerentes a um sistema de segurança alimentar baseado no HACCP.

A operacionalização do sistema HACCP, as estratégias e os resultados obtidos refletem a sustentabilidade e a melhoria contínua dos processos que integram a política de segurança alimentar adotada pela Lotaçor, S.A..

Desta forma, a Lotaçor vê o seu trabalho reconhecido por uma entidade externa de certificação – a Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Esta certificação, cujo processo teve início em 2007, tem como referencial o Codex Alimentarius – HACCP, e abrange, actualmente, todas as lotas da Região Autónoma dos Açores (âmbito de certificação – primeira venda de pescado) e os entrepostos frigoríficos (âmbito de certificação – congelação/conservação de pescado) de Ponta Delgada (São Miguel), de Vila do Porto (Santa Maria) e da Madalena (Pico). A manutenção desta certificação é feita anualmente, com base em auditorias aos estabelecimentos e às operações de registos que sustentam o sistema HACCP.

O reconhecimento das condições higiossanitárias exigidas pela legislação comunitária e nacional determinaram a atribuição de Número de Controlo Veterinário (NCV) a todas as lotas, após a verificação do cumprimento dos requisitos gerais aplicáveis no Regulamento (CE) n.º 852/2004, de 29 de abril, e dos requisitos específicos do Regulamento (CE) n.º 853/2004, de 29 de abril, entre outros documentos legais.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.