Gestão de emergências com instruções áudio

Conteúdo Patrocinado

Quando ocorre  um evento de crise em qualquer tipo de ambiente público ou com muitas pessoas, quer se trate de um estádio, estação de comboios ou rua de uma  cidade, o risco colocado pela própria emergência é frequentemente agravado pelo risco de pânico entre a multidão. Em muitos casos, é a falta de informação, ou de orientação, que causa maiores danos, quando as pessoas tentam garantir a sua segurança, fazendo muitas vezes exactamente o que está errado ou indo na direcção oposta, algo que aumenta o impacto do evento.

A resposta inicial é um enorme desafio para as autoridades responsáveis pela situação e a utilização de altifalantes de anúncio público é ideal para dar indicações à multidão.

O pânico em si cria uma ameaça que pode agravar uma situação e prolongar os efeitos do que acaba de acontecer, pelo que uma comunicação rápida pode ajudar a aliviar as circunstâncias e, em alguns casos, reduzir o nível de pânico caso as pessoas sintam  que estão a ser orientadas por uma autoridade. O fornecimento de instruções adequadas pode permitir operações de salvamento mais rápidas e um acesso mais eficiente ao local por parte dos serviços de emergência. Pode também ajudar a dirigir multidões para pontos de encontro e a reunir pessoas com amigos ou familiares.

A primeira área de atenção para a protecção de grandes eventos ou espaços públicos sobrelotados deve ser o aumento do rigor dos controlos nos pontos de controlo, utilizando mais tecnologia para limitar vulnerabilidades. Além disso, a integração de sistemas desempenha um papel fundamental ao acrescentar áudio ao vídeo, por exemplo.

Cada membro de uma multidão é influenciado pelo que os outros estão a fazer à sua volta. Os movimentos para a frente e para trás e o contacto ombro a ombro podem ser muito intensos numa situação de pânico. Quando as pessoas vêem alguém a correr, mesmo sem compreender o que aconteceu, o seu instinto será começar a correr também. Isto representa uma ameaça, e a comunicação áudio ao vivo pode desempenhar um grande papel na prevenção de acidentes provocados pela própria multidão. Os altifalantes com capacidade IP podem ser ferramentas cruciais na gestão de multidões e fornecer informação imediata às pessoas em todas as áreas e em qualquer língua.

A dinâmica e densidade da multidão pode mudar rapidamente, o que é difícil de detectar ao nível do solo. Observando o comportamento da multidão com câmaras panorâmicas multimegapixel, é possível monitorizar essas alterações a partir de múltiplas perspectivas. Esta ajuda permite que a comunicação seja direccionada e também que os serviços de emergência concentrem uma atenção específica em qualquer pessoa com dificuldades.

Uma vez terminado o pânico inicial, as pessoas precisam de ter a certeza de que a área está novamente segura para que a protecção civil e as forças da autoridade possam mobilizar-se para se concentrarem no salvamento e investigação.

Quer saber mais sobre como os sistemas de áudio em rede podem ajudar a melhorar a segurança em várias situações?

María Santafé
Segment Marketing Specialist en Axis Communications
Telefone: +34 91 80 34 643
Email: maria.santafe@axis.com

Conteúdo patrocinado / PUB