Dissuadir incidentes com mensagens áudio

Conteúdo Patrocinado

Os sistemas de videovigilância são tradicionalmente utilizados como ferramentas forenses para investigar e fornecer provas após incidentes, mas e se puder utilizar o seu sistema de vigilância para dissuadir proactivamente incidentes antes de estes acontecerem? As advertências emitidas automática ou manualmente podem ser uma melhoria altamente eficaz para a videovigilância.

O áudio em rede é uma ferramenta imprescindível para as soluções de segurança; pode ser utilizado tanto com mensagens pré-gravadas, desencadeadas pela analítica numa câmara, como com mensagens em tempo real para uma cena monitorizada. A dissuasão de incidentes e roubos não só cria um ambiente mais seguro, como também pode proporcionar uma grande economia. Estes benefícios adicionais incluem a redução de danos e perda de bens, a redução da administração associada a incidentes, a redução dos prémios de seguro e a redução dos custos legais.

Aqui estão apenas alguns incidentes em que o áudio em rede tem sido utilizado para ajudar a dissuadir incidentes em primeiro plano.

Desincentivar intrusos num concessionário de automóveis
Um grande concessionário de automóveis com várias localizações fez um bom uso dos seus altifalantes para proteger e dissuadir intrusos nos seus concessionários após o horário de funcionamento, onde carros valiosos são frequentemente armazenados no exterior, potencialmente expostos a roubo e vandalismo.

Ao adicionar altifalantes juntamente com a analítica de detecção de movimento nas suas câmaras, um clip de áudio, com a mensagem “Está a ser vigiado por um sistema de videovigilância, por favor saia das nossas instalações”, é activado sempre que houver uma intrusão nas suas instalações fora do horário de funcionamento. Se o infractor não sair do local, a mensagem áudio em tempo real dá aos operadores a possibilidade de falar directamente para o local a partir da central de monitorização.

Graças a uma combinação de avisos áudio accionados por vídeo e acesso remoto aos altifalantes, este revendedor conseguiu dissuadir em cerca de 90% os intrusos sem ter de recorrer à aplicação da força da lei.

Manter as suas receitas médicas seguras
Desde produtos de beleza dispendiosos a medicamentos prescritos, há muitos artigos nas prateleiras das farmácias que podem ser atractivos para os ladrões.

Uma grande cadeia de farmácias na Europa resolveu esta questão através da utilização de altifalantes no exterior dos seus edifícios. Os altifalantes são utilizados em conjunto com câmaras para defesa do perímetro, pelo que, quando uma potencial ameaça é detectada após o horário de funcionamento, os alarmes são transmitidos para uma central de controlo. Uma vez alertados, os operadores podem então avaliar o nível de ameaça e responder com uma mensagem áudio em tempo real sempre que necessário.

Quando os empregados estão presentes no local e se sentem ameaçados, podem contactar a mesma sala de controlo, usando um botão de pânico ligado a uma ponte áudio, e falar directamente com um operador e receber assistência imediata.

Dissuadir olhares indiscretos em ATMs

Os ataques ATM são globalmente problemáticos, com o número médio de ataques a aumentar todos os anos. Como é que os bancos se defendem contra os olhares indiscretos e outros eventos em que os criminosos têm acesso a informações pessoais?

Um banco que opera mais de 1.000 caixas multibanco estava à procura de um método eficaz para dissuadir o ” shoulder surfing”, uma prática em que alguém olha por cima do ombro da pessoa que levanta dinheiro para ver o seu código PIN.

A solução passou por instalar câmaras equipadas com software de detecção de movimento por vídeo, para detectar quando alguém estivesse demasiado próximo do cliente que utilizava a caixa multibanco. O operador desencadeia um alerta áudio automatizado com a mensagem áudio: “Por favor, mantenha a sua distância”.

Além disso, a câmara grava o evento e envia uma notificação para a central de controlo do banco. Se a pessoa não acatar a mensagem reproduzida, a central de controlo pode utilizar um microfone para transmitir em tempo real a sua mensagem. Desde que a solução foi instalada, o crime foi reduzido em cerca de 30%.

Proteger o perímetro de um santuário de rinocerontes
De acordo com dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), os incidentes de caça furtiva de rinocerontes em África aumentaram de ano para ano nos últimos seis anos. Os caçadores furtivos estão a adoptar tecnologia sofisticada para aumentar a eficácia das suas operações ilegais.

Para proteger os seus residentes, o Santuário da Fundação Rhino Pride na África do Sul instalou uma rede de câmaras térmicas, uma ferramenta muito eficaz de protecção do perímetro que utiliza a imagem térmica para detectar pessoas, objectos e incidentes 24 horas por dia, sete dias por semana, desde áreas escuras até um parque de estacionamento iluminado pelo sol. Isto torna possível descobrir actividades suspeitas antes mesmo de ocorrer a intrusão.

Além disso, os altifalantes de rede são utilizados em conjunto com as câmaras para se dirigirem remotamente a pessoas e dissuadirem actividades indesejadas. O altifalante também pode reproduzir um ficheiro áudio pré-gravado, quando é activado manual ou automaticamente em resposta a um evento de alarme.

É um recurso crítico de segurança poder gravar um crime; torna mais fácil detectá-lo e sinalizá-lo às autoridades policiais, mais fácil encontrar os culpados e levá-los à justiça. Contudo, ser capaz de dissuadir o crime pode ser ainda mais valioso e os dados mostram que a conversa áudio, tanto ao vivo como gravada, pode ter um impacto positivo na dissuasão dos criminosos.

Naturalmente, adicionar áudio em rede à sua solução pode ajudar a dissuadir incidentes na linha da frente da sua defesa. Aqui estão apenas alguns exemplos de muitos dos que destacamos, mas as capacidades são infinitas.

À medida que as soluções de segurança se tornam mais sofisticadas, adicionar ferramentas, como a analítica de vídeo e áudio, enquanto protege o seu perímetro, torna-se mais simples e mais eficiente. Se quiser saber mais sobre os benefícios de uma solução áudio, clique no botão abaixo para explorar toda a gama do que a Axis tem para oferecer.

Se deseja saber mais sobre as vantagens de uma solução áudio clique aqui

Mais informações:
Maria Santafé
Marketing Specialist
Axis Communications
maria.santafe@axis.com

Conteúdo Patrocinado/PUB