Noruega usa drones e helicópteros em mega operação de salvamento

Notícias

É considerada uma das maiores operações de salvamento com uso de drones da Europa e foi recentemente divulgada pela organização UAS Norway. A operação decorreu depois de um deslizamento de terras na Noruega e envolveu 420 missões e 200 horas de tempo de voo.

No total foram resgatadas 13 pessoas de casas desmoronadas e escombros que ocorreram na sequência do deslizamento de terras numa aldeia no Leste da Noruega, a 30 de Dezembro último.

As equipas de salvamento utilizaram drones e helicópteros que através da identificação de calor conseguiram identificar pessoas após um deslizamento de 2000 pés de terra. No total, foram evacuadas mais de 1000 pessoas.

A operação envolveu militares da força de elite Derby, um avião de vigilância Lockhead P3 Orion, e vários helicópteros. Participaram ainda 30 equipas de busca com cães, equipas de resgate do corpo de bombeiros de Oslo, bombeiros locais, a Brigada Nacional, equipa especial sueca da USAR e 25 ambulâncias. Além disso, a polícia e bombeiros usaram drones com detecção de calor.

Veja o Video da UAS Norway

A polícia estabeleceu uma zona de interdição de voo, excepto para o transporte médico, busca e salvamento, militares e polícia. Mais tarde nessa manhã, foi criado um recurso militar do aeródromo de Rygge. A polícia controlava os recursos dos drones, enquanto o recurso militar JTAC controlava os helicópteros.

Nedre Romerike Fire and Rescue Several controlou vários drones equipados com câmaras térmicas, o que tornou possível detectar pessoas e animais nos escombros.

Muitos helicópteros voavam em missões de salvamento enquanto os drones faziam muitas tarefas de vigilância. O deslizamento mortal de terra gerou mais de 420 missões com drones e 200 horas de tempo no ar .