A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e a FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares) anunciaram recentemente passar a integrar o projecto europeu FoodSafety4EU.
Este é um projecto financiado pela União Europeia, lançado em Janeiro deste ano, que visa construir um sistema de segurança alimentar mais colaborativo na Europa.
A ideia pretende tornar o actual sistema de segurança alimentar mais resiliente e adaptativo a uma cadeia alimentar em constante evolução.
O projevto visa conceber, desenvolver e disponibilizar uma plataforma multi-stakeholder para estabelecer uma rede de avtores do FSS a nível nacional, europeu e internacional.
Para facilitar esta colaboração, o consórcio produzirá conhecimento e desenvolverá um conjunto de ferramentas digitais para activar um processo participativo estruturado entre estes actores.
A rede europeia que integra este consórcio é composta por 23 parceiros e 44 partes interessadas (Autoridades de Segurança Alimentar, associações de consumidores, centros de investigação, etc.). É esperado que esta comunidade continue a crescer e que, até ao final do projecto previsto para 2023, se torne um amplo Fórum.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.
pub