Incêndio em data center na Europa reforça importância de sistema de extinção de incêndios

Detecção e Combate a Incêndios Notícias

O recente incêndio no maior serviço de alojamento de dados da Europa, OVHcloud (OVH) em Estrasburgo (França), realçou a importância de assegurar a protecção contra incêndios neste tipo de infra-estruturas críticas para a segurança e a economia, destaca a associação espanhola Tecnifuego,

Este grave incêndio num dos principais centros de dados da Europa destruiu completamente um dos edifícios e causou graves danos nos seus servidores e em grande parte dos dados armazenados no mesmo.

“Milhares de websites em todo o mundo foram destruídos, ou pelo menos desactivados, até que a informação seja recuperada”, destaca a associação. De acordo com a empresa, “cerca de 29.000 empresas alojaram os seus sítios Web no edifício”. O incêndio, cujas causas iniciaram uma investigação, não teve vítimas pessoais, mas “os prejuízos económicos estão a ser significativos para os milhares de empresas que viram o seu serviço web interrompido”, destaca a Tecnifuego.

Os data center “devem oferecer uma garantia quase total de protecção contra incêndios e ter medidas adequadas de segurança contra incêndios para os evitar”. Por este motivo, “será lançada uma investigação para determinar o que causou o evento e porque é que as medidas de extinção não foram activadas”, aponta a mesma associação.

Os peritos do Comité de Fabricantes de Equipamento de Extinção de Incêndios da Tecnifuego, Associação Espanhola de Empresas de Incêndios, informam que o tipo de sistema de extinção indicado para proteger um centro de dados se baseia em agentes gasosos que proporcionam protecção sem resíduos e são seguros para a vida humana e para o ambiente.

Quando um incêndio é detectado numa sala protegida com um sistema de extinção por gás, a estação de extinção envia um sinal, geralmente eléctrico, que permite a activação automática do sistema de extinção, o que provoca a abertura das válvulas dos cilindros que contêm o agente.

A pressão a que as garrafas estão localizadas actua como força motriz do agente através das tubagens para os difusores, que distribuem o gás de forma homogénea por toda a sala protegida.

pub