A ESET, empresa de cibersegurança, diz que em Portugal, em 2021, foram detectadas centenas de milhares de ameaças de segurança a contas de email.
As contas de email dos utilizadores armazenam dados que, uma vez roubados, podem ser monetizados. De acordo com a explicação de Ricardo Neves, Marketing Manager na ESET, “podem ser informações bancárias enviadas a um contabilista, contratos de aluguer com informações pessoais, ou informações sensíveis encaminhadas para advogados, entre muitas outras. Seja qual for o caso, estes dados, uma vez recolhidos, podem ser usados contra os utilizadores em ataques de phishing, ou explorados para levar a cabo manobras de fraude de identidade.”
Os maiores picos foram observados entre Setembro e Dezembro, meses em que a ESET registou o maior número de eventos maliciosos do ano relacionados com contas de correio electrónico.
A prevalência das ameaças ao email no território português, com especial destaque para tentativas de phishing e exploit de vulnerabilidades e envio de executáveis com código malicioso, sublinha a importância de saber ler os sinais de que a conta de email foi atacada – e o que fazer para recuperar e prevenir ataques futuros.
Adicionalmente, os cibercriminosos podem querer aceder indevidamente a contas de email para se apropriarem de credenciais de acesso a outras contas, reconfigurar os acessos e palavras-passe de outras contas, ou enviar emails de spam/phishing/maliciosos para outros contactos.
Como saber se a conta de email foi “sequestrada”?
A ESET chama a atenção para alguns sinais comuns de que as contas de email foram “sequestradas”:
- Há emails enviados e na caixa de entrada que não reconhece;
- A palavra-passe foi alterada, bloqueando o seu acesso à sua conta;
- Tem contactos que se queixam de spam proveniente do seu endereço de email;
- Recebe pedidos de mudança de várias palavras-passe de outros websites e apps;
- O seu fornecedor de email informa de vários inícios de sessão a partir de IPs e locais não familiares.
Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.