45 entidades participaram em exercício nacional de cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec

À margem da C-DAYS 2022, organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, teve lugar o Exercício Nacional de Cibersegurança, onde participaram cerca de 45 entidades. 

Este ano, o Exercício foi dedicado à temática de Operacionalização do Regime Jurídico da Segurança do Ciberespaço e decorreu de forma integrada com o exercício pan-europeu CyberEurope 2022, organizado pela ENISA e cujo cenário é orientado ao sector da Saúde, tendo em vista potenciais impactos em outros sectores, tais como, energia, telecomunicações e administração pública.

No que respeita aos cenários levados a teste, estes foram inspirados em situações vividas em âmbito real, tendo sido bastante diversificados, entre eles, relacionados com malware, análise forense, open source intelligence, mas também foram testados incidentes não técnicos. 

Estes cenários foram retratados em 2.235 injects, ou seja, incidentes colocados a jogo e destinados às entidades participantes. Os incidentes por sua vez escalaram a nível global (local, organizacional, nacional e europeu), colocando assim à prova os planos de continuidade de negócio e os procedimentos de gestão de crises das entidades participantes.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.