Inteligência Artificial e Deep Learning transformam o setor do retalho

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Soluções de vídeo inteligente com foco no retalho, tanto em pequenas e médias empresas como em grandes superfícies estão a revolucionar o setor. Não só permitem que os empresários melhorem a segurança dos seus estabelecimentos, como também fornecem dados valiosos para que a gestão do negócio seja mais eficiente, inteligente e rentável.

A ascensão do comércio eletrónico, onde o cliente pode comprar confortavelmente em casa, faz com que as lojas físicas tenham a necessidade de oferecer ao público uma experiência o mais confortável e satisfatória possível: trata-se de fazer com que os clientes regressem à loja/ negócio físico porque obtêm um valor acrescentado que eles não encontram comprando online.

As lojas físicas possuem grandes vantagens em relação às virtuais. A primeira delas é a possibilidade dada ao cliente de poder ver o produto in loco e tomar a decisão de compra, sabendo exatamente o que está a levar para casa. No entanto, também acarreta uma série de problemas e ameaças adicionais para os gestores —perda de ativos, roubo, intrusão ou risco de incêndio, entre outros— que exigem grandes esforços para preveni-los. Proteção e prevenção são uma dor de cabeça constante.

Felizmente, a sofisticação dos dispositivos de segurança está a aumentar e são projetados para atender a todos os tipos de necessidades. Isso simplifica as tarefas diárias de segurança numa área comercial e, portanto, diminui os custos que devem ser alocados a esta seção.

Um pilar fundamental de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, é a proteção dos seus ativos. E, para isso, empresas de segurança, como a Hikvision, oferecem soluções de videovigilância para evitar a perda desses ativos através de três pilares:

1. Câmaras de segurança: Verificam por vídeo os alarmes que são produzidos pelas antenas antifurto EAS ou sistemas de intrusão. A tecnologia destes dispositivos permite distinguir entre pessoas, veículos, animais ou objetos em movimento, o que reduz os falsos alarmes e automatiza a busca de imagens para poder localizar rapidamente se ocorreu ou não uma intrusão real, o que poupa tempo e recursos aos donos dos estabelecimentos.

2. Sobreposição de dados POS de streaming de vídeo. Um elemento delicado de qualquer negócio é o que acontece nas caixas quando o pagamento é feito e tanto clientes quanto funcionários estão envolvidos. Em caso de disputas de câmbio, tentativa de fraude ou mal-entendidos, esta tecnologia fornece detalhes da transação, permitindo acesso rápido a imagens e resolução do conflito.

3. Câmaras térmicas. Os incêndios são uma das principais ameaças que uma empresa enfrenta. O fogo pode causar perdas de milhões e, ainda mais importante, colocar os trabalhadores em risco. Para evitar isso, as câmaras atuais estão equipadas com tecnologia que as faz detectar qualquer aumento incomum de temperatura e gerar o alarme que notifica as equipas de segurança, para que possam intervir quando ainda não houve danos pessoais ou materiais. São especialmente úteis em armazéns, onde o risco de incêndio é maior.

A tudo isto, devemos somar a comodidade de ter todos os dispositivos e soluções de segurança centralizados e conectados numa única plataforma de gestão, como é o caso da plataforma HikCentral Enterprise-Retail. Este software inovador permite visibilidade total de todos os dispositivos e suas localizações em todos os momentos, reúne todos os fluxos de vídeo em tempo real, notificações de eventos e mantém toda a equipa conectada graças à administração centralizada.

Como tudo está conectado e unificado, se, por exemplo, um dispositivo ficar inoperativo, o software detecta imediatamente e notifica por e-mail para que possa ser reparado ou substituído o mais rápido possível, para que nenhuma área do estabelecimento fique desprotegida.

As vantagens da Inteligência Artificial (IA) para as empresas

Como vimos, proteger um estabelecimento é essencial para o seu normal funcionamento. No entanto, a segurança é apenas parte do que os dispositivos podem fazer hoje em dia.

A chegada dos algoritmos de Inteligência Artificial (IA) e Deep Learning fornecem aos gestores de negócios informações valiosas e uma enorme quantidade de dados com os quais estes podem melhorar a eficiência do negócio, reduzir custos, obter benefícios e melhorar a experiência do cliente.

O grande volume de informações fornecidas pela Inteligência Artificial ajuda os gerentes de loja a otimizar o seu design, elemento que atrai o público, e mantém o negócio ativo. A visualização de padrões de compra através de mapas direcionais, análise de tempo e mapas de calor tornam-se essenciais para entender como um cliente se comporta num estabelecimento, qual rota faz, onde fica mais tempo ou quais as secções de maior e menor interesse.

Com estes dados, é possível decidir que produto colocar em determinada área, ou qual a melhor área para uma promoção, levando em consideração o fluxo de clientes. As câmaras registam as pessoas que entram e saem do seu raio de ação e o tempo que permanecem naquele local específico, para que o gestor de loja possa dar mais visibilidade a um produto em detrimento de outro e chamar a atenção do público ou direcioná-lo para um determinado lugar e influenciar na decisão de compra.

Para que uma pessoa queira regressar a um estabelecimento depende de muitos fatores, mas sem dúvida um dos mais relevantes é a sua satisfação ao efetuar o pagamento no menor tempo possível. Para diminuir os tempos de espera, os dispositivos, graças à IA, contam com um sistema de detecção de filas que monitoriza, em tempo real, o fluxo nas caixas e, se houver muitas pessoas à espera, notifica automaticamente os gerentes do problema para que mais caixas sejam abertas e o pagamento seja mais fluido. Ao diminuir o tempo de espera do cliente, reduz os inconvenientes e aumenta a sua satisfação geral, tornando mais provável o seu regresso.

Por último, nos centros comerciais e hipermercados, a gestão eficiente do estacionamento é da maior importância. Algoritmos de Deep Learning embutidos nas câmaras com tecnologia ANPR de detecção de matrículas registam todos os veículos que entram e saem do recinto, com uma representação clara e nítida de cada número/ letra da matrícula, e fazem o rastreio de cada automóvel durante todo o tempo que permanece estacionado.

As possibilidades oferecidas pelo reconhecimento de matrículas incluem a otimização do serviço Click and Collect, que atualmente está em alta pela comodidade para o cliente: trata-se de comprar online e ir até a loja recolher o pedido. Com a tecnologia ANPR, caso a matrícula tenha sido previamente registada, o cliente pode aceder ao estacionamento automaticamente, retirar o seu pedido e evitar esperas.

Da mesma forma, a tecnologia presente nestas câmaras, estando localizadas em cada entrada e saída e também em vários pontos dentro do parque de estacionamento, permite que as cancelas ou portas do parque de estacionamento abram ou fechem automaticamente, notifiquem o pessoal de qualquer incidente se necessário e até guiem os utilizadores até ao local onde deixou o veículo estacionado.

Como podemos ver, a Inteligência Artificial é um elemento que, juntamente com as câmaras de videovigilância, facilita a vida dos gerentes de loja, ajuda-os a obter mais benefícios e melhora a rentabilidade do seu negócio. Além disso, os dados que proporciona sobre o comportamento do cliente permitem ter uma visão global e precisa do que funciona melhor e quais os problemas que precisam de ser resolvidos para aumentar a eficiência do estabelecimento e, em última análise, as vendas.

Além disso, a forte concorrência no setor faz com que o negócio que aposta nestas soluções baseadas em Inteligência Artificial e Deep Learning tenha uma forte vantagem sobre os seus rivais e consiga lidar melhor com as contínuas mudanças e evoluções que ocorrem no comércio todos os anos.

Conteúdo produzido por Hikvision