Luz Saúde actualiza serviços aos doentes com all-flash storage da Huawei

Notícias Saúde

Com uma equipa de mais de 16.000 profissionais, 28 instalações e 1550 camas disponíveis em todo o país, o grupo Luz Saúde “tem enfrentado desafios ao longo do seu percurso e a evolução tecnológica tem-se revelado fundamental para responder às novas necessidades e preparar-se para o futuro”, refere a Huawei no seu site.

Com o aumento dos fluxos de dados, “o grupo necessitava de soluções robustas e escaláveis para tratar grandes volumes de informação sem comprometer o desempenho”, avança a Huawei no seu site.

A infraestrutura simplificada de Tecnologias de Informação (TI) “foi considerada fundamental para as operações e a gestão, a fim de optimizar os processos e reduzir os custos”. E com a digitalização dos processos, os fluxos de trabalho automatizados “também foram considerados vitais para melhorar a eficiência”.

A segurança e a capacidade de resposta a uma série de riscos “também precisavam de ser abordadas para garantir a segurança e a integridade dos dados”. A agilidade e o elevado desempenho “eram desejáveis, para proporcionar uma experiência perfeita aos utilizadores finais”.

A Luz Saúde escolheu trabalhar com a Huawei e a parceria provou ser um factor de mudança no sector da saúde, utilizando tecnologia de ponta para melhorar os serviços aos pacientes.

Desde a primeira implementação de um sistema de armazenamento OceanStor 2600, em Março de 2019, “a parceria tem vindo a aprofundar-se, com cada vez mais soluções Huawei a serem integradas na infraestrutura do grupo”.

As soluções all-flash OceanStor Dorado 3000 e 5000, em particular, “provaram ser fundamentais, fornecendo o alto desempenho, agilidade e resiliência – mesmo durante picos de tráfego – que os serviços mais críticos precisam”.

A recente implementação da solução de armazenamento OceanStor Dorado produziu resultados “notáveis, melhorando significativamente o desempenho do sistema”.

Com uma latência consistente inferior a 0,5 ms e um desempenho superior a 120 mil IOPS, “melhorou consideravelmente os tempos de resposta do serviço e a experiência do utilizador em várias aplicações”. Isto resultou em “tempos de carregamento de aplicações mais rápidos, melhor capacidade de resposta do sistema e transferências de ficheiros mais rápidas, o que acabou por aumentar a produtividade”, diz.

“A solução foi concebida para lidar com picos de utilização sem comprometer os tempos de resposta, garantindo um desempenho óptimo em todos os momentos”.

A segurança “é também uma das principais prioridades da Huawei, com controlo granular da segurança ao nível do Network-Attached Storage (NAS) e acesso seguro às consolas de administração”. Isto garante, segundo a empresa, “que os dados sensíveis estão sempre protegidos, dando aos pacientes e aos prestadores de cuidados de saúde uma verdadeira paz de espírito”.

Assim, com uma gama de equipamentos de armazenamento da Huawei já implementada, “a Luz Saúde planeia continuar a expandir a sua parceria com a Huawei, aumentando as soluções existentes e adquirindo novas soluções para necessidades emergentes, reimaginando, por sua vez, o sector dos cuidados de saúde para fornecer serviços de qualidade cada vez maior aos doentes em Portugal”.