Novo campus do CJD aposta na inovação tecnológica com a ActiveSys

Cibersegurança e InfoSec Ensino

O Colégio Júlio Dinis é uma instituição de ensino privado, localizada no Porto, que estende a sua actividade desde uma creche até ao ensino secundário. No ano lectivo, o colégio arrancou com um novo campus.

Detentor do alvará número 146, datado de 1934, é um dos mais antigos da cidade do Porto, e do Ministério da Educação. Em 2023, mudou de localização, para as antigas instalações da Universidade Lusíada, na freguesia de Campanhã. Esta mudança de campus serve, também, para assinalar a parceria com o grupo internacional Dukes Education. Com o mote “Together we´re extraordinary”, esta colaboração permite a nova oferta do ensino internacional em inglês, num novo campus, com 4 hectares.

Com esta mudança de instalações, surgiu a necessidade de renovar toda a infraestrutura de TI, principalmente por se tratarem de edifícios antigos.

Além disso, uma das grandes preocupações do responsável de TI do colégio estava, também, nas questões de segurança, não só ao nível dos dados pessoais, assim como da informação sensível acedida pelos alunos.

“A segurança para nós era fundamental. Daí ser extraordinariamente importante ter uma solução robusta” diz o Daniel Ribeiro, Director de IT, Expansão e Inovação do CJD

Foi lançado o desafio à ActiveSys de desenvolver um projecto de inovação tecnológica para o novo campus.

“O projecto foi crescendo com o tempo, porque as plantas definitivas não estavam ainda, de todo, desenhadas. E foi um trabalho conjunto e contínuo, que durou algum tempo, até chegarmos à solução final”, diz Rui Taborda, Account Manager do projecto.

Um desafio encontrado prendeu-se com o timing de conclusão do projecto, uma vez que o Colégio deveria estar concluído em meados de Outubro de 2023.

Em parceria, foi desenhada uma solução completa, que passou por todas as áreas de oferta da ActiveSys, já que era um projecto completo que implicava uma reestruturação total da infraestrutura de TI.

“Foi uma solução de A a Z, uma solução que envolveu desde a construção do Data Center, à componente de cablagem de passivos, área de sistemas, networking, wi-fi e segurança”.

De acordo com o director do colégio portuense, era importante procurar uma solução tecnológica que estivesse à altura e em sintonia com a aquela que é a ambição do projeto, a mudança de instalações e a criação de um campus.

“Receber a proposta da ActiveSys foi um sentimento inicial de tranquilidade”, refere Marco Carvalho, Diretor do CJD.

Para a área de redes, a escolha recaiu no parceiro Aruba. Já para sistemas, contou com a ajuda do fabricante Lenovo, refere a ActiveSys no seu site. Foi desenvolvida, pela ActiveSys em parceria com a MAXIGLOBAL, referência na integração de soluções tecnológicas, uma infraestrutura passiva nova e a implementação de um Datacenter, capaz de assegurar ao Colégio Júlio Dinis, segurança, resiliência e disponibilidade que garantem a continuidade do negócio.

Após a parte de passivos, bastidores locais e Datacenter concluída, foi o momento de arrancar a fase dois, a parte aplicacional, onde se implementou e configurou as diversas tecnologias alocadas ao projeto, como firewalls, rede, wi-fi, servidores, antivírus, soluções de videovigilância, tudo para um melhor funcionamento da comunidade escolar, tanto dos docentes, assim como dos alunos.