A Axis Communications, empresa de sistemas de vídeo em rede a nível global, realizou ontem o OPEN em Lisboa, o qual, segundo avança, reuniu mais de 450 participantes, entre integradores de sistemas, distribuidores, instaladores e clientes. A Security Magazine esteve presente no evento e conversou com os principais responsáveis da empresa.
“Estamos muito contentes de voltar a Portugal depois de alguns anos. Após Madrid, Paris e Milão, terminámos o tour do OPEN em Lisboa em grande estilo pois contámos com mais de 400 participantes, um número muito significativo para o mercado português e que mostra o interesse dos players em Portugal”, disse à Security Magazine, Matteo Scomegna, Regional Director, Southern Europe da Axis. Este é um evento para partilha de oportunidades e que permite que as pessoas se conectem com os maiores players da indústria.
Como apontou, Portugal “é um mercado estratégico” para a Axis. “Estamos a investir no mercado português há alguns anos. Investimos numa equipa local, em Lisboa. Recentemente, fizemos uma nova contratação no Norte para apoiar os nossos clientes e parceiros naquela região, e aumentámos e investimos na formação e nos nossos eventos técnicos pois percebemos a necessidade de partilharmos mais informação sobre as nossas inovações e tecnologia”.
Nascida em 1984, a Axis lançou as primeiras câmaras de rede em 1996. “A inovação está connosco desde sempre”, explica o responsável, sublinhando que na Axis sempre houve abertura para as novas tecnologias e para ouvir os clientes. Hoje, a sua actuação vai muito além da videovigilância. “Continuamos a ver um grande crescimento no mercado de videovigilância, mas observamos uma grande oportunidade de negócio ao nível da transformação digital, a qual vai além do security”. Falamos de tecnologia inteligente que “faz a mudança no processo de negócio”, tendo em vista o aumento da produtividade, eficiência e experiência de clientes e colaboradores. “Hoje olhamos para a segurança física no geral”, contemplando, além da videovigilância, o controlo de acessos, incêndio, intrusão, entre outros.
A Omdia aponta que o mercado nacional de videovigilância vale 43 milhões de dólares. Estudos de mercado apontam para um crescimento do mercado em torno dos 9,7%. Bruno Azula, Sales Manager Iberia da Axis Communications, destacou que a Axis prevê crescer acima desse valor médio de mercado a dois dígitos e mais rapidamente. Nesse sentido, além da aposta do reforço no Norte do país com um novo account manager, a empresa está focada nos projectos de transformação digital. Em termos de estratégias, a aposta passa pelos projectos que vão além da segurança, nomeadamente eficiência operacional, riscos laborais e projectos onde os dispositivos possam dar valor aos processos e pessoas.
Crescimento contínuo
O OPEN é o conceito de oportunidades e uma das oportunidades no mercado nacional é a transformação digital, a qual passa pela utilização da videovigilância, utilizando a câmara como um sensor, com apoio da analítica, a qual ajuda os clientes nos seus processos produtivos e no seu ROI.
“Tivemos um número bastante grande e relevante para o mercado nacional”, disse Ricardo Pereira, Key Account Manager Portugal da Axis Communications. Ter o OPEN em Portugal era uma ambição da empresa e “graças ao trabalho de parceiros e clientes permitiu-nos crescer, dar demonstrações de crescimento e continuar a investir aqui. Foi um sucesso para todos”.
A cibersegurança também ocupou um lugar central nas discussões. Pedro Alfaro, Regional Manager de Southern Europe, destacou à Security Magazine que a cibersegurança é algo muito intrínseco na Axis. Como fabricante IT, originalmente desde o primeiro dia “a segurança é by design, ou seja, a cibersegurança é pensada e integrada desde o primeiro momento”. Como apontou, “vejo que as novas leis e regulamentos e directivas europeias têm levantado mais preocupações para o risco, mas ele sempre existiu e, por isso, sempre tivemos muita preocupação com essa área”.
Durante o evento, foram apresentados novos produtos, actualizações de portfolio, mais inteligência nos equipamentos, assim como produtos de interfonia, áudio, radar e controlo de acessos. O grande lançamento foi o novo Camara Station Pro, o qual introduz dashboards que permitem a partilha de métricas sobre, por exemplo, taxas de operação, funcionamento, ocupação, entre outros. No fundo, ficou claro que a Axis aposta fortemente na passagem do conceito tradicional de segurança para um conceito de segurança física, em que são fornecidos e integrados vários sistemas, que permitem a obtenção de dados estatísticos da operação, essenciais na tomada de decisão de um gestor de segurança e negócio. Essencialmente, há reforço de todos estes dispositivos de negócio como apoio no negócio.
Como explicou Pedro Alfaro, “fazemos muito mais do que segurança”, apostando no conceito de transformação digital. Sobre a IA, explicou que ainda “não sabemos qual o seu potencial e riscos”, no entanto, “temos de avaliar riscos e benefícios e sermos realistas”. A empresa trabalha há muitos anos com IA, a qual hoje é mais visível. “Sabemos e estamos a ajudar projectos de segurança a terem melhores prestações e acreditamos que impacto ético é muito importante, ou seja, a IA vai ajudar a fazer muito mais, mas temos de ter em conta o risco e impacto ético”.
Depois de 14 anos na Axis, o responsável recorda o primeiro evento da empresa em Portugal, em 2012, em Tróia. “Hoje senti a mesma energia, mas com quatro vezes mais audiência”, recorda com satisfação.
Tudo isto entre muitas outras sessões e participações de empresas relevantes no panorama nacional, como Cisco, Dell, Fortinet, Palo Alto, ANA Aeroportos, Infraestruturas de Portugal, DHL, Logista ou Plateform. Também puderam conhecer as soluções dos parceiros tecnológicos da Axis presentes no evento: Genetec, Milestone, Allied Telesis, Araani, BriefCam, DORLET, Leitek Innovative Solutions, Mobiqam e Vaelsys, assim como os distribuidores ADI, Wesco-Anixter, Ingram Micro e TD SYNNEX.
Os eventos OPEN iniciaram-se o ano passado, com a primeira edição a decorrer em Madrid. Nos eventos OPEN participam a Genetec, Milestone e outros parceiros tecnológicos da Axis. O principal objectivo do evento passa por reunir o ecossistema da empresa nos vários países europeus, criar um mundo mais inteligente, seguro e sustentável.