Pós-graduação em segurança informática e protecção de dados arranca em Fevereiro

Cibersegurança e InfoSec

A Pós-graduação em cybersecurity & data protection da Rumos, em parceria com a Atlântica, Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, arranca a 25 de Fevereiro de 2021. Em temos de pandemia, esta edição pode ser assistida via live training – online em tempo real.

Segundo a organização, a “segurança informática e a protecção de dados são dois temas que estão na ordem do dia e que assumem um papel cada vez mais importante na gestão e defesa das organizações”.

Esta formação conta com 162h e atribui 25 ECTS. O programa formativo é composto por dois ciclos de especialização: Especialização Information Security Governance and Management e Especialização Information Security Operation and Support.

Esta divisão “pretende tornar os alunos aptos a compreenderem os riscos, causas de ataques e ameaças de segurança que poderão afectar as organizações, bem como, proporcionar os conhecimentos necessários para implementar um sistema de gestão de segurança, alinhado com as normas e objectivos de negócio, por forma a garantir a segurança da informação e os dados de uma organização”.

Para Jorge Lopes, director da unidade de formação da Rumos “diariamente as empresas estão expostas ao risco, e muitas situações poderiam ser evitadas se as empresas conseguissem garantir uma avaliação, implementação e manutenção contínuas das práticas essenciais de segurança”. Como acrescenta “é fundamental formar executivos capazes de alertar e sensibilizar as organizações para a importância que a prevenção ocupa e de implementar programas preventivos”.

Além da Segurança Informática, também o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que estabelece regras sobre os direitos de privacidade dos cidadãos, ocupa um lugar de destaque no programa formativo, aprofundando temas como: Gestão e Governança da Segurança da Informação; Proteção de Dados e Privacidade e Segurança e Cyber « Resiliência Cibernética.

Os alunos que concluírem com sucesso esta Pós-graduação ficarão qualificados para implementar os padrões internacionais ISO 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) e ISO 22301 (Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios), para apoiar o processo de certificação da organização no âmbito de auditoria externa e também alcançar a Certificação Profissional ISO/IEC 27001.