Porto de Sines realizou simulacro de segurança

Estado Notícias

O porto de Sines realizou um simulacro de segurança, sexta-feira, com o objectivo de treinar a articulação e comunicação entre diversas autoridades e agentes económicos que operam naquela infra-estrutura portuária.

O cenário simulado compreendeu a ocorrência de um incêndio a bordo de um navio de contentores, com feridos graves. O porto pretendeu verificar e testar a eficácia do plano de emergência e planos internos de emergência da PSA Sines e da Svitzer.

Além disso, aferiram-se os procedimentos estabelecidos, testaram-se meios de comunicação, coordenou-se a adequabilidade dos meios disponíveis e a resposta das várias entidades em termos de reacção, rapidez e eficácia.

Além da Autoridade Portuária (APS), estiveram envolvidas a capitania do porto de Sines, Polícia Marítima, PSA Sines, Svitzer e Bombeiros Voluntários de Sines, tendo participado como observadores a DGRM, SEF, Autoridade de Saúde, Serviço Municipal de Protecção Civil, Portsines e REN Atlântico.

O porto de Sines “atribui extrema importância a questões de segurança, contribuindo este tipo de simulacros para que toda a comunidade portuária esteja preparada para actuar em situações reais”.