Casa da Moeda investe em robots

Notícias

A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) está a apostar na robotização. O projecto está a ser desenvolvido pelo departamento de Robotics & Industrial Complex Systems, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Nova de Lisboa.

O projecto inicial, denominado de INTMOB – Intralogistics Mobile Assistant Unit for Flexible Manufacturing Systems – venceu o prémio inovação do INCM o ano passado, o qual contemplava um robot autónomo. O projecto expandiu-se e conta com um financiamento de 1,7 milhões de euros.

Estão a ser desenvolvidos dois veículos robots diferentes, dois braços robóticos e uma máquina de armazenamento inteligente e completamente robotizada dos passaportes e cartões de cidadão.

Além da agilidade da operação, os robôs vão permitir uma maior segurança no processo. O primeiro robot é responsável pela recolha dos documentos da máquina que os produz. Um segundo robots com uma cúpula com a máxima segurança encaminha-os para os locais de distribuição.

O robot autónomo é baseado no paradigma da indústria 4.0. Para José Barata, do Centro de Tecnolgoias e Sistemas da Universidade Nova, numa informação divulgada pelo INCM, “a proposta de valor é a utilização de um robô móvel, simultaneamente operador e transportador, que irá permitir não só a garantia da localização e segurança de todos os materiais de valor transportados dentro do INCM, como também libertar os colaboradores de tarefas pesadas e automatizadas, para que possam dedicar-se inteiramente a acções nas quais são verdadeiramente essenciais”.

Em 2019 grande parte das tecnologias estará pronta para testes.