AMF Safety Shoes  quer revolucionar calçado de segurança

Equipamento de protecção individual Notícias

 

A AMF Safety Shoes, empresa de Guimarães dedicada à produção de calçado de segurança, está a desenvolver um projecto tecnológico que pretende revolucionar a forma como se produz o calçado.

No fundo,a empresa quer reduzir os processos de produção de um sapato, através da introdução da tecnologia de 3D Bonding, desenvolvida pela Simplicity Works, spin off da Universidade de Alicante, em Espanha. Em entrevista ao “Público”, os responsáveis da empresa apontam que hoje a produção conta com cinco processos (corte, costura, montagem, colagem/injecção e acabamento), os quais podem vir a ser reduzidos para três processos (corte, injecção e acabamento). Uma revolução que trará consideráveis reduções de custos.

Na mesma entrevista, os responsáveis aponta para o facto de poderem a vir ser tão competitivos como o mercado asiático. A AMF é a primeira empresa do mundo a industrializar esta tecnologia e detém o uso exclusivo para a Europa. Esta permite “unir todas as peças que compõem um sapato com um único shot de injecção, sem costura nem necessidade de montagem”.

A AMF é uma das maiores empresas europeias de produção de calçado de segurança. A empresa está presente a nível europeu, bem como nos mercados do norte e sul-americanos, num total de 35 geografias, através da marca Toworkfor. A empresa dedica-se à produção de calçado de segurança para a indústria automóvel, petrolífera e retalho e tem como alguns dos clientes a Autoeuropa, AKI, INEM e Lidl. A empresa tem 140 trabalhadores e produz mais de 4.000 pares de sapatos por dia.