“Liderança hospitalar é fundamental no desenvolvimento e implementação de um programa de melhoria da qualidade e segurança”

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A Security Magazine entrevistou Jessica Gacki-Smith, Associate Project Director, Standards Development and Interpretation, da Joint Commission International, entidade certificadora de instituições de saúde em todo o mundo. A responsável explicou-nos quais as metodologias utilizadas pela JCI, bem como os padrões e métodos de avaliação. Simultaneamente destacou os principais desafios com os quais se deparam as instituições de saúde em matéria de segurança.

Security Magazine – Qual é o principal valor e importância da acreditação da JCI para as instituições de saúde?

Jessica Gacki-Smith – A acreditação é um processo a longo prazo que exige empenho. Há um grande trabalho preparatório que conduz a um inquérito e depois é feito um trabalho subsequente de desempenho e melhoria para assegurar a manutenção desses padrões de acreditação. As organizações que alcançam e mantêm a acreditação da JCI dedicam-se a fornecer aos seus pacientes o melhor nível de cuidados possível.

Os padrões e os métodos de avaliação da JCI são únicos no mundo como ferramentas únicas concebidas para impulsionar uma mudança positiva. Os padrões e os métodos de avaliação da JCI são:

  • Concebidos para estimular e apoiar a melhoria sustentada da qualidade
  • Criado para reduzir o risco
  • Centrada na construção de uma cultura de segurança dos pacientes
  • Desenvolvido por peritos de cuidados de saúde de todo o mundo – e testado em todas as regiões do mundo
  • Desenvolvido por profissionais de saúde especificamente para o sector dos cuidados de saúde
  • Aplicável a organizações de saúde individuais e sistemas nacionais de cuidados de saúde

Cada hospital e organização de cuidados de saúde que solicita a acreditação da JCI leva cerca de dois anos a preparar-se. Durante este tempo, toda a organização trabalha em conjunto para desenvolver e implementar políticas, práticas e procedimentos para abordar cuidados de saúde mais seguros e melhorias de qualidade relevantes para as normas da JCI. As Normas Hospitalares da JCI definem as expectativas de desempenho, estruturas e funções que devem estar em vigor para que um hospital seja acreditado pela JCI.

Qual a metodologia utilizada pela JCI?
As normas da JCI estão organizadas em torno das importantes funções comuns a todas as organizações de cuidados de saúde. As normas aplicam-se a toda a organização, bem como a cada departamento, unidade, ou serviço dentro da organização.

As normas da JCI são avaliadas através de um inquérito abrangente no local conduzido por uma equipa de médicos especialistas da JCI, enfermeiros, e administradores de cuidados de saúde.

Através de entrevistas com a liderança, pessoal e pacientes; observações físicas das instalações e dos processos da organização; e revisões de políticas, registos, e’ outros documentos; o inquérito toca todas as partes da organização e fornece uma avaliação completa da eficácia do sistema de segurança e qualidade dos pacientes da organização.

Uma decisão de acreditação baseia-se no nível geral de cumprimento das normas por parte da instituição. Uma vez acreditadas, as organizações devem continuar a cumprir as normas e são regularmente avaliadas através de um novo inquérito periódico.

Que trabalho tem sido desenvolvido pela JCI em instituições portuguesas?
Os hospitais acreditados pela JCI e outras organizações de saúde estão localizados em todo o mundo, incluindo Portugal e Brasil. As actuais Normas Hospitalares da JCI (6ª Edição) estão traduzidas em oito línguas, das quais a portuguesa é uma.

Quando um hospital decide obter esta acreditação, como é que está preparado?
O sítio web da JCI (https://www.jointcommissioninternational.org/), as Normas Hospitalares da JCI, e o Guia de Processo de Inquérito Hospitalar da JCI são as ferramentas que os hospitais podem utilizar para começar a preparar-se para a acreditação.

A JCI publica as suas principais políticas e procedimentos de acreditação no seu sítio web público. As organizações que consideram a acreditação podem rever estas políticas e procedimentos para melhor compreender as expectativas antes de iniciar a jornada de acreditação. A JCI também oferece serviços de aconselhamento para ajudar as organizações, bem como oportunidades e produtos educacionais.

Quais são os principais desafios de segurança que as instituições enfrentam?

Alguns dos principais desafios em matéria de segurança e protecção que os hospitais enfrentam incluem o seguinte:

  • Riscos de segurança no ambiente físico (riscos que representam uma ameaça de ferimentos ou danos para os pacientes, pessoal e visitantes)
  • Segurança contra incêndios (relacionada com portas corta-fogo, acesso a saídas, válvulas de fecho, separações de fumo, relações de pressão em salas de operações, etc.)
  • Materiais perigosos e resíduos (relacionados com rotulagem adequada, armazenamento, manuseamento, etc.)
  • Segurança dos medicamentos (gestão da cadeia de abastecimento e protecção dos medicamentos contra perda ou roubo na organização)
  • Preparação para emergências
  • Segurança e confidencialidade dos dados e comunicações (incluindo intercâmbio seguro de informação dos doentes através de comunicações electrónicas, tais como dispositivos móveis, correio electrónico e portais de doentes)
  • Prevenção da violência no local de trabalho

Como podem as normas e protocolos da JCI ajudar a melhorar a qualidade e a segurança sanitária?
As normas da JCI guiam os hospitais no estabelecimento e melhoria da prestação segura de serviços de cuidados a doentes, gestão eficiente e eficaz da organização, e um programa de melhoria da qualidade em toda a organização.

A liderança hospitalar desempenha um papel importante numa organização acreditada pela JCI. Colectiva e individualmente, aqueles que governam, gerem e lideram a organização são responsáveis pelo cumprimento das leis e regulamentos e pelo cumprimento da responsabilidade da organização perante a população de doentes servida.

A liderança hospitalar é fundamental no desenvolvimento e implementação de um programa de melhoria da qualidade e segurança dos pacientes em todo o hospital, tal como exigido pelas normas.

No que diz respeito à segurança nas instalações, as normas da JCI exigem que o hospital desenvolva e implemente programas que abordem as seis áreas seguintes. As expectativas e requisitos relacionados com cada programa são detalhados nas normas da JCI.

  1. Segurança e protecção

Segurança – assegurar que o edifício, os bens, as tecnologias médicas e de informação, o equipamento e os sistemas não representam um risco físico para os doentes, as famílias, o pessoal e os visitantes.
Segurança – proteger a propriedade da organização e os pacientes, famílias, visitantes e pessoal contra danos; inclui protecção contra perda, destruição, adulteração, ou acesso ou utilização não autorizados.

  1. Materiais perigosos – os processos de rotulagem, manuseamento, armazenamento e utilização de materiais perigosos são estabelecidos e seguidos, e os resíduos perigosos são eliminados em segurança.
  2. Gestão de emergência – São identificados riscos, e é estabelecido um programa de resposta a epidemias internas/externas, desastres e emergências, incluindo a avaliação da integridade estrutural dos ambientes de cuidados a doentes.
  3. Segurança contra incêndios – Avaliação contínua dos riscos para melhorar a protecção dos bens e ocupantes contra incêndios e fumos.
  4. Equipamento médico – O equipamento médico é seleccionado, mantido e utilizado de forma a reduzir os riscos.
  5. Sistemas de utilidade pública – Sistemas eléctricos, hídricos e outros sistemas de utilidade pública são mantidos para minimizar os riscos de falhas de funcionamento.

Existem muitas outras normas nas Normas Hospitalares da JCI que abordam a segurança e protecção, incluindo requisitos para a gestão da cadeia de fornecimento, um programa de saúde e segurança do pessoal incluindo a prevenção da violência no local de trabalho, e normas que abordam a segurança e confidencialidade dos dados e sistemas de TI seguros.

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