A Central de Cervejas implementou uma nova ferramenta tecnológica com vista a melhorar a segurança rodoviária. O sistema foi fornecido pela Cartrack.
A empresa “quis dotar os seus colaboradores com um sistema que permitisse a prevenção da sinistralidade, através da adopção de comportamentos seguros, seguindo a máxima «conhecer para melhorar»”. Neste sentido, recorreu a uma nova ferramenta tecnológica.
Com uma frota de 700 viaturas, que distribuem bebidas em todo o país, a empresa implementou o sistema Cartrack em todos os veículos. Os dispositivos tecnológicos instalados são baseados em telemática “que permitem obter informações sobre as viaturas em tempo real”. Neste caso concreto, foi instalado um sistema personalizado, o qual dá “a todos os colaboradores informações sobre comportamentos ao volante”.
Segundo Ângela Correia, safety environment health manager da Central de Cervejas, “o sistema permite-nos acompanhar quatro parâmetros – velocidade, paragens, curvas e acelerações bruscas”. Com base nestas informações, “cada trabalhador recebe um relatório semanal com os quatro parâmetros, que permite atribuir um score”. A informação é privada porém permite fazer uma leitura global. “A cada mês é calculado um score acumulado de cada equipa que permite-nos estabelecer um ranking de equipas”, diz. “Desta forma, criou-se uma rivalidade saudável entre as equipas que competem para ter um melhor score”.
A ferramenta tecnológica da Cartrack permitiu, no fundo, que a Central de Cervejas conseguisse implementar o programa ONE – Sê o primeiro a chegar em segurança. De acordo com a informação divulgada pela Cartrack, a combinação da tecnologia com o programa ONE permitiu desenvolver o conceito de segurança rodoviária, introduzindo uma dimensão lúdica que motiva os trabalhadores a terem um comportamento mais seguro na estrada.
O programa começou a ser implementado no início de 2019 e as reacções têm sido positivas. O grande desafio deste programa é a melhoria geral dos comportamentos ao volante. “Um sucesso que só é possível com a ajuda da tecnologia implementada da Cartrack, que deu ao grupo SCC uma poderosa ferramenta de recolha e análise dos dados de condução”.
A Sociedade Central de Cervejas nasceu em 1934 e tem sede em Vialonga, Vila Franca de Xira. Em 2008 passou a integrar o grupo Heineken, grupo cervejeiro holandês. A empresa conta com marcas como a Sagres, Bohemia, Heineken e Luso e uma frota de 700 viaturas.