Politécnicos criam protótipos de ventiladores

Ensino Notícias Saúde

O Politécnico de Viseu e Leiria desenvolveram, em conjunto com uma rede, dois protótipos de ventiladores. Após o licenciamento, poderão ser fabricados em série.

As duas instituições, com a colaboração de uma rede de politécnicos de Norte a Sul do país e de empresas, desenvolveram dois protótipos de ventiladores que poderão depois ser fabricados em série, após um processo de licenciamento.

A ideia surgiu há uma semana e uma equipa de cerca de 15 a 20 pessoas dos dois politécnicos começou a desenvolver protótipos de ventiladores de emergência — um baseado na operação de um motor eléctrico e outro a funcionar com base em ar comprimido pneumático.

pub


Com base num modelo de acesso livre disponibilizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a equipa, que contou sempre com o acompanhamento de médicos, terminou os primeiros dois protótipos, estando ainda a ser desenvolvido um terceiro sistema.

Agora, a expectativa é que empresas se mostrem interessadas em avançar com um processo de licenciamento junto do Infarmed e a disponibilidade de fabricar os ventiladores em série.

Ao mesmo tempo, a equipa disponibilizou um email para empresas e instituições poderem ajudar no projecto, seja na melhoria dos protótipos, seja no fornecimento de componentes e equipamentos que serão necessários na sua produção em série, como por exemplo células de oxigénio.